Política

Viúvo de Benazir é indicado para a Presidência

Asif Ali Zardari, viúvo da ex-primeira-ministra assassinada Benazir Bhutto, aceitou neste sábado, 23, a indicação à Presidência paquistanesa. A proposta […]

Asif Ali Zardari, viúvo da ex-primeira-ministra assassinada Benazir Bhutto, aceitou neste sábado, 23, a indicação à Presidência paquistanesa. A proposta havia sido feita por sua legenda, o Partido do Povo Paquistanês (PPP), na sexta-feira.

O Congresso realizará uma eleição em 6 de setembro para substituir o ex-presidente Pervez Musharraf, que renunciou há uma semana para evitar um processo de impeachment. Mian Raza Rabbani, do PPP, anunciou que tinha "o prazer de anunciar que Zardari havia aceitado a candidatura por seu partido".

Na sexta-feira, o ex-premiê Nawaz Sharif, líder do segundo partido da coalizão governista, a Liga Muçulmana do Paquistão-N, sugeriu que o próximo presidente deveria vir de uma das províncias menores – o Baluchistão e a Fronteira Noroeste. Isso excluiria Zardari, que é da província sulista de Sindh.

O PPP vem travando uma luta de poder com o partido de Sharif sobre a reintegração ao cargo de 60 juízes destituídos no ano passado por Musharraf. Na sexta-feira, Sharif ampliou para quarta seu ultimato e reiterou que deixará a coalizão se os juízes não forem restituídos. Mas também concordou com a realização de um debate no Parlamento na próxima semana sobre o caso.

Sharif e Zardari haviam deixado sua antiga rivalidade de lado e se unido contra Musharraf, mas com a saída do presidente agora eles devem reviver suas diferenças, dizem analistas.

Fonte: Estadão

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Deusdete Queiroga ressalta papel de Mersinho e Cícero no grupo situacionista e fala em “marchar junto” em 2026

2

Política

Pollyanna Werton prevê que PSB poderá eleger até 3 deputados federais em 2026

3

Política

Léo Bezerra descarta conflito dentro da base e destaca unidade de Cícero e João Azevêdo: “firmes e fortes”

4

Política

TRE-PB convoca eleitores paraibanos sem biometria; prazo vai até 19 de dezembro

5

Política

Após internação às pressas, esposa de Luva de Pedreiro diz que influenciador passou por exames e aguarda alta em hospital de João Pessoa