
Ministro Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução).
O deputado federal paraibano Wilson Santiago (Republicanos) afirmou que o ministro Alexandre de Moraes não agiu com autoritarismo em suas decisões recentes no Supremo Tribunal Federal (STF).
Em entrevista concedida nesta segunda-feira (28) ao programa Arapuan Verdade, Santiago reconheceu que não é defensor pessoal de Moraes, mas defendeu a legalidade e o respaldo institucional das medidas adotadas pelo magistrado.
Deputado diz que decisões de Alexandre de Moraes foram referendadas
Segundo Wilson Santiago, as decisões do ministro Alexandre de Moraes não foram arbitrárias, uma vez que contaram com o apoio do colegiado do STF. Como observou o ClickPB, ele rebateu a alegação de que Moraes estaria tomando decisões “isoladas” e “aleatórias”, argumento frequentemente usado por setores que pedem o impeachment do ministro.
“Eu não sou defensor dele. O que dizem é que ele estaria tomando decisões isoladas, mas todas as medidas dele foram referendadas pelos demais ministros, com exceção de uma última, na qual o ministro Fux divergiu”, explicou o parlamentar. Santiago completou dizendo que, por isso, não se pode considerar que houve autoritarismo, já que as decisões passaram pela validação do Supremo em plenário.
As declarações de Santiago ocorrem em meio a críticas de setores políticos que questionam a atuação de ministros do STF, especialmente de Alexandre de Moraes, em temas sensíveis como liberdade de expressão, fake news e combate a atos antidemocráticos.
