Deputada

Carla Zambelli recorre para derrubar condenação a 10 anos de prisão

No recurso, a defesa pede a absolvição da deputada Carla Zambelli e afirma que houve cerceamento de defesa pela falta de acesso a todas as provas produzidas durante a investigação.

Carla Zambelli foge para Europa e diz que foi realizar "tratamento médico"

Deputada Federal Carla Zambelli. (foto: Michel Jesus / Câmara dos Deputados)

A defesa da deputada Carla Zambelli (PL-SP) apresentou nesta sexta-feira (23) um recurso contra a decisão da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) que condenou a parlamentar a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023.

No recurso, a defesa pede a absolvição da deputada e afirma que houve cerceamento de defesa pela falta de acesso a todas as provas produzidas durante a investigação.

Os advogados também contestaram a condenação de Zambelli ao pagamento de R$ 2 milhões em danos coletivos.

“Não há critérios objetivos que possam quantificar e precisar, ainda que grosseiramente, o prejuízo sofrido pela administração da justiça, de modo que a fixação de indenização em patamar milionário decorre de discricionariedade do julgador sem amparo em critérios objetivos”, afirmaram os advogados.

Conforme denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), Carla Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandado falso de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Segundo as investigações, o hackeamento foi executado por Walter Delgatti, que confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar.

O hacker foi condenado a 8 anos e 3 meses de prisão no mesmo processo.

Eleições

Carla Zambelli responde a outro processo criminal no STF. Em agosto de 2023, Zambelli virou ré no Supremo pelo episódio em que ela sacou uma arma de fogo e perseguiu o jornalista Luan Araújo às vésperas do segundo turno das eleições de 2022.

A perseguição começou após Zambelli e Luan trocarem provocações durante um ato político no bairro dos Jardins, em São Paulo.

Até o momento, o Supremo registra placar de 6 votos a 0 para condenar a parlamentar a 5 anos e 3 meses de prisão em regime semiaberto. No entanto, um pedido de vista do ministro Nunes Marques adiou a conclusão do julgamento.

 

 

 

Por Agência Brasil

 

COMPARTILHE

Bombando em Política

1

Política

Hugo Motta tira PT de cargo-chave no orçamento em meio à crise do IOF

2

Política

Datafolha: Lula marca 40% de rejeição e 28% de aprovação

3

Política

Câmara de João Pessoa aprova equiparação de conselheiros tutelares a servidores

4

Política

Com Bolsonaro no Rio Grande do Norte, Marcelo Queiroga lança pré-candidatura de Cabo Gilberto ao Senado

5

Política

Vitor Hugo ‘escancara’ portas do Avante para Cícero Lucena ser candidato a governador: “eu sou fã”