Tradição

Belém abre celebrações do Círio de Nazaré

No ano passado o evento reuniu quase três milhões de pessoas nas ruas da cidade (cuja população é de 1,4 milhão), segundo contagem no Dieese.

Belém abre celebrações do Círio de Nazaré

Turistas e romeiros participam do Círio de Nazaré, em Belém. — Foto:Jean Barbosa/Setur/Pará

A capital paraense, Belém, comemora hoje (12) o primeiro dia de procissões da 226ª edição do Círio de Nazaré, festa religiosa que ocorre há mais de 200 anos. O traslado é feito nesta sexta-feira de Belém para Ananindeua e também passa pelo município de Marituba. A previsão é concluir o cortejo de hoje por volta das 16h na Igreja Matriz de Ananindeua.

No ano passado o evento reuniu quase três milhões de pessoas nas ruas da cidade (cuja população é de 1,4 milhão), segundo contagem no Dieese, órgão que faz a medição do público da festa. Em 2013, o Círio foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A festa, em homenagem à Virgem de Nazaré, padroeira do Pará, ocorre todo segundo domingo de outubro -que neste ano, caiu dia 14.

Maior festa religiosa do mundo, o Círio tem como tema este ano “Uma jovem chamada Maria”. O auge da festa, que vai até o dia 29, ocorre no segundo domingo de outubro, quando uma grande procissão percorre as principais ruas de Belém, saindo da Catedral Metropolitana/Sé às 6h30 em direção à Basílica Santuário de Nazaré, reunindo mais de 2 milhões de fiéis.

A missa que antecede a grande procissão é celebrada na Praça Frei Caetano Brandão (em frente à Catedral da Sé), às 5h.

Em 2015, o Círio de Nazaré e seu conjunto de manifestações religiosas e culturais recebeu da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de Patrimônio Imaterial da Humanidade. Em 2004, foi inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial Brasileiro.

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

2

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa

3

Religião

Arquidiocese realiza Procissão do Encerro hoje em João Pessoa; confira horário e local

4

Religião

Semana Santa: Arquidiocese da Paraíba realiza Procissão do Encerro amanhã, em João Pessoa; veja horário e local

5

Religião

Chuvas: igreja é atingida por raio e tem estrutura danificada em Bananeiras