Série

Efeito Halo: padre Sandro Santos fala sobre “como a inveja destrói as comunidades e como curá-las”

O padre Sandro Santos em série especial para o ClickPB com o título: “Efeito Halo” promove uma imersão de 21 dias com reflexões e desafios para libertar e fortalecer a mente através da fé e oração. O foco da série se dá sobre a inveja, para entender e combater esse mal. Hoje o religioso reflete sobre “como a inveja destrói as comunidades e como curá-las”.

Como explica o padre Sandro Santos, a inveja “contamina a confiança e sabota vínculos que levaram anos para ser construídos. Não é exagero dizer que a inveja é uma das forças mais destrutivas dentro de grupos humanos, sejam em famílias, seja em comunidades religiosas, paróquias, equipes de trabalho, ministérios eclesiais”.

O sacerdote ainda ressalta que “se não for tratada, ela transforma cooperação em competição, amor em comparação, comunhão em conflito. A raiz disso está exatamente no funcionamento do cérebro social. Somos seres profundamente relacionais. Na verdade, nossa sobrevivência e realização depende do pertencimento. Quando a inveja surge, o cérebro a interpreta como ameaça. E esse pertencimento, em vez de enxergar o quanto ela está passando e ao vê-lo como obstáculo, esse pequeno obstáculo, essas diferenças se tornam abismos. O que era colaboração vira rivalidade. E antes que percebamos, os laços que deveriam nos unir se tornam campos de batalha invisíveis. Essa dinâmica é invisível em todas as esferas da vida nas famílias, nas repartições. Todo mundo buscando uma competição por aprovação em tantas realidades, até mesmo dentro das realidades religiosas”.

Para finalizar, o padre Sandro Santos ainda recomenda que “treinem a prática de falar a verdade com amor na mente. A conversa é uma conversão contínua do coração. A inveja não se cura com o silêncio, mas com a luz da verdade, com a humildade da verdade”.