100% perdedoras

Empresa derrotada em 73 licitações na PB lidera ranking que ajuda a detectar ‘laranjas’

Foram encontrados 63 licitantes que perderam 100% das licitações que participaram.​

Empresa derrotada em 73 licitações na PB lidera ranking que ajuda a detectar 'laranjas'

Sistema foi desenvolvido pelo Tribunal de Contas da Paraíba — Foto:Reprodução

A empresa Cavalcante Distribuidora – ME participou de 73 licitações em municípios da Paraíba, de 2014 a 2018, mas perdeu todas. O fenômeno não está restrito a essa empresa. O Tribunal de Contas tem uma plataforma que mostra o ranking das empresas 100% perdedoras em licitações na Paraíba porque, para o órgão, esse elevado número de derrotas pode ser um forte indício de que a empresa pode ter atuado como “laranja” em licitações.

A empresa é considerada “laranja” quando ela participa somente para dar maior preço e garantir a vitória de outra empresa. Foram encontrados 63 licitantes que perderam 100% das licitações que participaram.

Confira as 10 empresas que mais perderam licitações na Paraíba:    

A Cavalcante Distribuidora – ME, a primeira no ranking, participou de 72 pregões presenciais e um pregão eletrônico. Sua atuação é em mais de 70% em licitações do Estado, e o restante em prefeituras.

A segunda colocada na lista das 100% perdedoras é a empresa Flávio Roberto Luna Filho – ME, também ‘especialista’ em perder licitações, já que foi derrotada em todas as licitações das quais participou (53 ao todo). Sua atuação é majoritariamente junto às prefeituras.  

Além das duas, a terceira colocada em número de derrotas é a Seta Construtora Eireli – ME. A CL Comercio de Materiais Médicos Hospitalares LTDA perdeu 21 licitações, enquanto a Sigma Comercio LTDA – ME foi derrotada em 16 procedimentos. 

Consultando a situação da primeira colocada, a empresa Cavalcante Distribuidora – ME, pelo CNPJ (10.648.787/0001-56), observa-se que a empresa tem sede em Pernambuco e está ativa. Já a segunda colocada (CNPJ: 18.114.981/0001-63) tem sede em Campina Grande e também está ativa. 

O “Índice de Derrotas dos Licitantes Municipais” foi desenvolvido por um auditor de contas do TCE-PB, Willo Pinheiro, que liderou a equipe de auditores para criação da ferramenta. 

Esses licitantes atuaram em 563 certames públicos, cujos valores homologados totalizaram R$ 824.259.457,42. Saiba mais.

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Padre Egídio passa mal dentro de presídio, é internado e segue na UTI após cirurgia em João Pessoa

2

Religião

Na mensagem de Páscoa, Padre Sandro dos Santos lembra que “Jesus vence a morte e nos traz a vitória”

3

Religião

Igreja Católica na Paraíba relembra crucificação de Jesus nesta Sexta-feira Santa

4

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

5

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa