Espiritualidade

Fiéis celebram neste sábado festa de Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição

Fiéis católicos e de matrizes africanas terão momentos de devoção que tomarão às ruas de João Pessoa, neste sábado (8).

Fiéis celebram neste sábado festa de Iemanjá e Nossa Senhora da Conceição

A procissão de Iemanjá percorrerá diversos bairros até o Busto de Tamandaré. Já a de Nossa Senhora da Conceição ​será realizada nos bairros de Mangabeira e Tambauzinho. — Foto:Arquivo

Fiéis católicos e de matrizes africanas terão momentos de devoção que tomarão às ruas de João Pessoa, neste sábado (8). Eles celebram as datas de adoração à Nossa Senhora da Conceição e Iemanjá, realizando procissões e cultos. A procissão de Iemanjá percorrerá diversos bairros até o Busto de Tamandaré. Já a de Nossa Senhora da Conceição será realizada nos bairros de Mangabeira e Tambauzinho.

A procissão de Iemanjá terá início às 16h, saindo de Cruz das Armas. O cortejo sai da Rua Dr. João Soares da Costa e vai passar pela Av. Cruz das Armas, Rua Francisco Manoel, avenidas Vasco da Gama, Américo Falcão, João Machado, Maximiano Figueiredo e Epitácio Pessoa até, por volta das 19h, chegar ao Busto de Tamandaré, em Tambaú.
 
Haverá bloqueios durante todo o percurso, que segundo a Semob-JP irão ser retirados conforme o avanço da procissão. Após a passagem do cortejo, o trânsito será liberado. O cortejo deverá avançar utilizando apenas metade das faixas de circulação, deixando a outra livre para veículos, que deverão trafegar com velocidade reduzida.
 
Já para a concentração final, no Busto de Tamandaré, será realizada a interdição de trecho da Epitácio Pessoa a partir do cruzamento com a Rua Antônio Lira. O bloqueio acontece a partir das 18h, o que redireciona o acesso aos bairros de Tambaú e Cabo Branco para a Avenida Nossa Senhora dos Navegantes e a Rua Antônio Lira, respectivamente.
 
Nossa Senhora da Conceição – Os cultos católicos acontecem em diferentes pontos da cidade e também vão receber apoio da Semob-JP. Estão previstas procissões nos bairros de Tambauzinho e Mangabeira VIII, que vão contar juntas com um efetivo de oito motociclistas e duas viaturas com seis agentes de mobilidade urbana para organização do trânsito.
 
Tambauzinho – O Santuário de Nossa Senhora da Conceição, próximo ao Espaço Cultural, vai realizar um cortejo, saindo do Santuário, às 19h, seguindo pelas ruas Hermenegildo Di Lascio, Jader Medeiros, Geraldo Mariz, Wandick Filgueiras e Abdias Gomes de Almeida. O cortejo será finalizado no próprio Santuário, na Rua Carlos Henrique Braga.
 
Mangabeira VIII – A saída está prevista para 16h, partindo do ponto final da linha 302. A partir daí, o cortejo segue pela Avenida Jatobá, Rua Maria Regina Martins, Rua do Jaborandi e Rua das Cortiças, chegando à Igreja Nossa Senhora da Conceição.

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

2

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa

3

Religião

Arquidiocese realiza Procissão do Encerro hoje em João Pessoa; confira horário e local

4

Religião

Semana Santa: Arquidiocese da Paraíba realiza Procissão do Encerro amanhã, em João Pessoa; veja horário e local

5

Religião

Chuvas: igreja é atingida por raio e tem estrutura danificada em Bananeiras