Neste domingo

Pentecostes: Arquidiocese da Paraíba realiza Tríduo online e Dom Delson pede vela nas janelas

Nas igrejas, os sinos irão tocar por 5 minutos ao meio dia do próximo domingo (31). As velas devem ser atendidas às 18h.

Pentecostes: Arquidiocese da Paraíba realiza Tríduo online e Dom Delson pede vela nas janelas

Dom Delson pediu à população que mantenha as orações em casa — Foto:Reprodução

No próximo domingo (31) a Igreja Católica celebra o dia de Pentecostes. Na Arquidiocese da Paraíba, tradicionalmente acontece uma grande celebração que reúne milhares de pessoas. Porém, com a pandemia, esta celebração não acontecerá como nos últimos anos. O Arcebispo da Paraíba, Dom Manoel Delson, emitiu uma Carta aberta onde convoca os fieis a intensificarem as orações em casa e acenderem uma vela na janela, às 18h, em sinal de unidade. Nas igrejas, os sinos irão tocar por 5 minutos ao meio dia.

Na carta, Dom Delson lamenta o distanciamento, mas reforça que o mesmo é necessário para salvaguardar as vidas, já que os números de infectados com o novo coronavírus não para de crescer no Estado. “Este ano, devido à pandemia que atravessa de modo avassalador toda humanidade, não podemos estar fisicamente unidos. Por isso, com sentido de profunda responsabilidade humana e pastoral, seguimos no cumprimento estrito das orientações das autoridades de saúde, que orientam a evitar aglomeração de pessoas. Se para o meu coração de pastor é muito doloroso não poder ver e abraçar cada um de vocês, é meu dever também não ignorar que a vida, em todas as suas circunstâncias, é um bem absoluto que devemos preservar. Como povo pela vida sofremos com esta ausência física, mas sabemos que os laços de fé que nos unem não se quebram, antes se fortalecem, pois como nos recorda S. Paulo, ‘o Espírito Santo vem em auxílio da nossa fraqueza’ (Romanos 8, 26)”.

A CELEBRAÇÃO

Para celebrar Pentecostes, a Arquidiocese realizará um Tríduo, a ser transmitido pelo canal no Youtube e fanpage oficial no Facebook. De quinta a sábado, às 20h, um momento celebrativo será conduzida por padres e leigos e poderá ser acompanhado por todos, através da internet, com o subsídio que ficará disponível para download no site e redes sociais da Arquidiocese.

Já no domingo, dia de Pentecostes, acontece a Santa Missa com o Arcebispo, às 9h, transmitida pelo Facebook da Arquidiocese. Neste dia, às 12h, os sinos das igrejas irão tocar por 5 minutos. Às 18h, todos são convidados a acenderem uma vela nas janelas das casas e rezarem em unidade pelo fim da pandemia.

Confira o pedido na Carta:

Convido todas as Paróquias para um gesto público de fé no Espírito Santo de Deus. Peço aos queridos Presbíteros que, se possível, façam ressoar os sinos das nossas igrejas pelas 12h, durante 5 minutos. Este gesto manifestará nossa unidade como família de Deus, a Igreja, mas também recordará a todos que nossa pátria definitiva é o céu, donde nos vem o auxílio no tempo da alegria e no tempo da adversidade.

Convido todas as famílias, no dia de Pentecostes, pelas 18h, a colocarem nas janelas ou varandas de suas casas uma vela acesa e a rezarem juntas a oração que todos, desde a mais tenra idade, aprendemos:

Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Padre Egídio passa mal dentro de presídio, é internado e segue na UTI após cirurgia em João Pessoa

2

Religião

Na mensagem de Páscoa, Padre Sandro dos Santos lembra que “Jesus vence a morte e nos traz a vitória”

3

Religião

Igreja Católica na Paraíba relembra crucificação de Jesus nesta Sexta-feira Santa

4

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

5

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa