Arquidiocese

Procissão de Nosso Senhor dos Passos é destaque na programação pré-semana santa

Encontro de procissões marcará esta sexta-feira no Centro de João Pessoa

Procissão de Nosso Senhor dos Passos é destaque na programação pré-semana santa

Imagem de Jesus carregando a cruz participa da procissão sem o manto roxo — Foto:Arquivo

Dentro da programação Pré-Semana Santa da Arquidiocese da Paraíba, acontece nesta sexta-feira, dia 23, às 15h, uma Missa na igreja da Misericórdia, celebrada pelo Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson em honra ao Nosso Senhor dos Passos. Logo após a missa, por volta das 16h, começa a Procissão com a imagem de Jesus carregando a Cruz, sendo, agora, conduzida descoberta – sem o pano roxo – pelas ruas do Centro da Capital).

Também às 16h começa a Procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores, saindo da igreja do Carmo. Os pontos de paradas da procissão serão: Praça Rio Branco, Mosteiro de São Bento, Edifício dos 18 andares, General Osório com Irineu Pinto, Tribunal de Justiça da Paraíba, Assembléia Legislativa da Paraíba e Igreja do Carmo.

Essas duas Procissões se encontram em frente ao Tribunal de Justiça da Paraíba, onde deve ter uma fala do Arcebispo Dom Delson. Após o encontro, as duas imagens voltam para a igreja do Carmo. A Procissão do Encontro é também chamada de Procissão dos Passos.

Tendo como tradição do Século XVI, a procissão de Nosso Senhor dos Passos reúne centenas de fies católicos que em gesto de piedade, meditam esses “passos” de Jesus a cada parada.
Como bem falou o Papa Emérito Bento XVI: “Jesus Cristo, o Bom Pastor, conhece também o vale sombrio da morte e do sofrimento porque Ele próprio o atravessou e acompanha-nos, conforta-nos e ampara-nos com a sua força e o seu cajado, na passagem difícil por esse vale que vai dar à vida nova na Sua luz e na Sua paz” (Bento XVI, SS 6).

A história desta devoção, segundo a tradição, remonta à Idade Média, quando os cruzados visitavam os locais sagrados de Jerusalém por onde andou Jesus a caminho do martírio, e quiseram depois reproduzir espiritualmente este caminho quando voltaram à Europa sob forma de dramas sacros e procissões, ciclos de meditação, ou estabelecendo capelas especiais nos templos.

Assim, a devoção ao Nosso Senhor dos Passos é um momento de meditação e um verdadeiro convite à esperança, tendo sua tradição inserida em Portugal pelos Franciscanos ao longo do século XVI, fazendo memória justamente ao caminho feito por Jesus, desde sua condenação no pretório até seu sepultamento após a crucificação no Calvário.

A procissão do Senhor Jesus dos Passos é organizada pela Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, que tem como pároco o padre Geraldo Magela.

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Padre Egídio passa mal dentro de presídio, é internado e segue na UTI após cirurgia em João Pessoa

2

Religião

Na mensagem de Páscoa, Padre Sandro dos Santos lembra que “Jesus vence a morte e nos traz a vitória”

3

Religião

Igreja Católica na Paraíba relembra crucificação de Jesus nesta Sexta-feira Santa

4

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

5

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa