Semana Santa

Programação da Semana Santa 2018, na Paraíba, teve início com a Missa de Ramos

Centenas de fiéis lotaram as igrejas para celebrar a Missa de Ramos, abrindo a Programação da Semana Santa

Programação da Semana Santa 2018, na Paraíba, teve início com a Missa de Ramos

Missa de Ramos inicia programação da Semana Sana na Paraíba — Foto:Repeodução

Neste domingo (25), as igrejas de João Pessoa e Campina Grande ficaram lotadas por centenas de fiéis para celebrar a Missa de Ramos.

As principais celebrações foram realizadas na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, com o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson, e, em Campina Grande, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição, com o bispo diocesano Dom Dulcênio Fontes de Matos.

A programação da Semana Santa encerra no próximo domingo (1), com a Missa de Páscoa. Até lá, celebrações, vigílias, procissões e mutirões de confissão serão realizados em várias paróquias.

Programação da Semana Santa em João Pessoa

Na segunda-feira (26) e na terça-feira (27), acontece o mutirão de confissões também na Catedral. No período da tarde, das 14h30 às 17h, e de noite, das 18h30 às 21h.

A missa com Unção dos Enfermos acontece na quarta-feira (28), a partir das 17h, na Catedral.

A missa dos Santos Óleos, durante a qual os óleos utilizados na celebração dos sacramentos vão ser consagrados pelo Bispo, acontece a partir das 9h, na Catedral.

No período da tarde, Dom Delson também celebra a missa do Lava-Pés, seguida por uma vigília que se encerra às 21h. Após esse momento, a Procissão do Silêncio caminha da Catedral até a Igreja do Carmo, também no Centro.

Na sexta-feira (30), acontece uma Via Sacra, às 9h, e será rezado o Ofício da Agonia do Senhor, às 12h. Durante esse dia, não há missas, mas às 15h ocorre a Celebração da Paixão e Morte do Senhor, conhecida também como celebração do Beijo da Cruz, na Catedral, presidida por Dom Delson. Em seguida, a imagem do Senhor Morto segue pelas ruas centrais da capital, em procissão.

No sábado (31), Dom Delson celebra a Vigília Pascal na Catedral, às 20h, e no domingo (1), também preside a Missa da Ressurreição do Senhor, às 9h.

Já no domingo de Páscoa (1), às 6h, 9h e 18h haverá missa na Catedral. Às 19h30 a celebração vai ser no Colégio Pio X.

Programação da Semana Santa em Campina Grande

Com a renovação dos votos sacerdotais e a bênção dos óleos sacramentais, a missa dos Santos Óleos ocorre na quinta-feira (29), às 8h30. Às 17h, será celebrada a missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, que marca o fim da Quaresma e o início do Tríduo Pascal. Após a celebração, acontece a Vigília Eucarística até às 21h.

Já na Sexta-Feira Santa (30), às 11h acontece a Via Sacra, no interior da Igreja e, às 12h, também será rezado o Ofício da Agonia. A Celebração da Paixão acontece às 15h, seguida pela Procissão do Senhor Morto, que leva a imagem de Jesus pelas ruas do centro da cidade, lembrando o sacrifício da morte de cruz.

A missa do Sábado de Aleluia (31) vai ser presidida por Dom Dulcênio, na Catedral, às 20h, quando acontece a Bênção do Fogo e a Vigília Pascal.

No Domingo de Páscoa (1), momento em que os católicos celebram a Ressurreição de Cristo, a missa da Catedral vai ser realizada às 10h pelo bispo. Neste dia também acontecem missas às 17h e às 19h30 com padre Luciano Guedes e os vigários da Catedral.

COMPARTILHE

Bombando em Religião

1

Religião

Igreja Católica na Paraíba relembra crucificação de Jesus nesta Sexta-feira Santa

2

Religião

Missa de Lava Pés marca a Quinta-feira Santa em João Pessoa; confira a programação

3

Religião

Espetáculo Paixão de Cristo é apresentada no bairro Ernesto Geisel, em João Pessoa

4

Religião

Arquidiocese realiza Procissão do Encerro hoje em João Pessoa; confira horário e local

5

Religião

Semana Santa: Arquidiocese da Paraíba realiza Procissão do Encerro amanhã, em João Pessoa; veja horário e local