
A nova campanha do grupo italiano de têxteis Benetton, que apresenta uma fotomontagem mostrando Bento XVI beijando na boca o imã do Cairo, Safwad Hagazi, a autoridade muçulmana do Egito, representa “uma falta de respeito grave ao Papa”, considerou o Vaticano nesta quarta-feira. Em comunicado, o porta-voz, padre Federico Lombardi, anunciou “diligências ante as autoridades para garantir (…) o respeito à figura do Pontífice”.
A empresa italiana lançou nesta quarta-feira uma campanha contra o ódio e o preconceito, espalhando cartazes pelas cidades de Roma e Milão que trazem figuras internacionais trocando beijos. A ação faz parte das ações da fundação Unhate (Deixe de odiar, em português), criada e patrocinada pela Benetton.
O Vaticano protesta “contra a utilização inaceitável da imagem do Santo Padre, manipulada e instrumentalizada, como parte de uma campanha publicitária com finalidades comerciais”. “Trata-se de uma falta de respeito, assim como ofensa aos sentimentos dos fiéis, e uma demonstração evidente da maneira pela qual se pode violar, na publicidade, as regras elementares da consideração a pessoas para atrair a atenção através de uma provocação”, acrescentou o Vaticano.
Um banner com a foto foi colocada na ponte que leva ao castelo Sant’Angelo, em Roma. As fotos começaram a circular rapidamente na Internet, antes da apresentação oficial. A campanha “United Colors of Benetton” denominada “Unhate” (“não ódio”) foi oficialmente inaugurada em Paris pelo vice-presidente do Benetton Group, Alessandro Benetton. Ela também traz montagens envolvendo os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, da China, Hu Jintao, da Venezuela, Hugo Chávez, da França, Nicolas Sarkozy, entrou outras personalidades.