A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) deve iniciar em abril o curso de formação técnica de todos os 1.100 agentes comunitários de saúde (ACS) que atuam na cidade, numa parceria com o Ministério da Saúde (MS) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Além dos agentes da Secretaria Municipal de Saúde da Capital (SMS) também serão formados profissionais dos municípios de Pedras de Fogo, Conde e Bayeux. Ao todo, serão certificados pela Escola Técnica de Saúde da UFPB 1.438 agentes dos quatro municípios.
A secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, explicou que, para a elaboração do projeto do curso – encaminhado ao MS para aprovação e liberação de recursos – houve uma série de encontros envolvendo as instituições parceiras, a fim de discutir as necessidades dos agentes e a maneira como o curso será executado. Ela disse que o principal diferencial na formação destes profissionais ocorrerá com a inserção da política de educação permanente em saúde, cuja idéia principal é compreender suas atribuições e aprendê-las inserido no processo de trabalho. Desta forma, o curso conta com momentos teóricos e práticos, em que os agentes serão avaliados no momento em que estiverem atuando no dia-a-dia.
A gerente de Educação em Saúde da SMS, Liana Gomes Lima, recebeu o comunicado oficial do MS na última sexta-feira (17), e disse que o próximo passo a ser adotado pela comissão responsável pelos encaminhamentos do curso é definir o material pedagógico que será utilizado na formação. Liana afirmou que todos os ACS da Capital já fizeram a inscrição no curso, que conta com três etapas, sendo a primeira com duração de seis meses. O custo total do projeto é de cerca de R$ 1,1 milhão, custeados pelo MS. A aula inaugural está prevista para o final de abril.
Fonte: Imprensa de JP