
A oftalmologista Amanda Gadelha afirmou que é contra a cirurgia para mudar a cor dos olhos e alertou para os perigos do procedimento estético. Em entrevista ao jornalista Clilson Júnior, Amanda explicou que no Brasil, a pigmentação ocular é feita apenas de forma terapêutica.
De acordo com Amanda Gadelha a mudança para fins estéticos é proibido no Brasil. Quando é colocado o pigmento no meio da córnea é muito difícil você tirar e a depender da técnica, alguns procedimentos médicos relacionados a visão ficam prejudicados.
“A partir do momento que esse pigmento fica no meio do tecido da córnea, ele não sai. A partir do momento que faz, procedimentos que tem que dilatar a pupila para ver esse conteúdo intraocular fica prejudicado. Se o paciente precisa de passar por uma cirurgia de catarata, fica prejudicado, cirurgia de retina fica prejudicado”, explicou.
A oftalmologista explicou durante entrevista que a mudança na coloração do olho é feita no Brasil apenas de forma terapêutica em olhos que passaram por algum trauma e acabaram esbranquiçados.
“A gente faz essa pigmentação corneana, ou tatuagem corneana como fim de reabilitar socialmente aquele indivíduo”, disse.
Amanda Gadelha citou ainda que a pigmentação da córnea é feita também casos que a pessoa tem aniridia, ou seja, condição ocular rara em que há ausência parcial ou completa da íris, a parte colorida do olho.
“Esse tipo de paciente tem muita fotofobia, ou seja, não tolera o sol. Então a gente pinta aquele detalhe para dar um conforto”, explicou a oftalmologista.
Leia mais no ClickPB:
Oftalmologista Amanda Gadelha recomenda periodicidade ideal para renovar exame de vista