Saúde

Analistas discutem gripe aviária em Fórum Médico Asiático

Quinhentos cientistas e analistas da área de saúde de todo o mundo abriram hoje em Cingapura o Fórum Médico Asiático, dois dias em que serão discutidas as dimen

O Fórum conta com a presença de 300 organizações de 52 países e um painel de 23 especialistas em gripe aviária, em sua maioria dos EUA e do Reino Unido.

Entre os temas que serão discutidos no Fórum, que termina nesta quinta-feira, estão o desenvolvimento de vacinas contra a gripe aviária e as manifestações clínicas do vírus H5N1.

O Fórum é uma iniciativa da revista “The Lancet”, da editoria “Elsevier Health Sciences” e de instituições públicas e privadas de Cingapura e de outros países do Sudeste Asiático.

Cingapura mantém um programa de planejamento e implementação ativa de medidas contra pandemias desde 2003, quando o país foi afetado pela Síndrome Respiratória Aguda Grave.

A cidade-estado não registrou nenhum caso de gripe aviária, que matou 42 pessoas no Vietnã e 24 na Indonésia.

Na semana passada, as autoridades indonésias anunciaram uma nova morte por gripe aviária, que seria a 25º no país se for confirmada pela Organização Mundial da Saúde.

O vírus H5N1 é transmitido aos seres humanos somente pelo contato direto com aves doentes ou seus sedimentos, mas os epidemiológos temem que uma mutação permita a transmissão entre pessoas e desencadeie uma epidemia.

Desde a reaparição do vírus na Coréia do Sul, em dezembro de 2003, a doença se espalhou por Ásia, Europa e alguns países africanos e infectou mais de cem pessoas.


 


Fonte: Último Segundo

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

2

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

3

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

5

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana