Após enchentes

Anvisa autoriza doação de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Anvisa autorizou, nesta quarta-feira (29), em caráter excepcional, a doação de medicamentos para a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e para as secretarias de saúde de municípios gaúchos atingidos por enchentes.

medicamentos, remédios

Foto: Pixabay/Ilustrativa

A diretoria colegiada da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (29), em caráter excepcional, a doação de medicamentos para a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e para as secretarias de saúde de municípios gaúchos atingidos por enchentes.

Em nota, a Anvisa destacou que a medida vale para medicamentos regularizados no Brasil, incluindo remédios controlados e amostras grátis. “Para garantir a qualidade e a segurança dos produtos, as doações devem ser adquiridas de fabricantes e distribuidores de medicamentos”.

A autorização da diretoria colegiada da agência é válida por 90 dias, mas pode ser prorrogada caso haja necessidade.

Segundo a Anvisa, podem fazer doações empresas de todo o país, inclusive fabricantes e distribuidores de medicamentos; e pessoas físicas, desde que realizem a aquisição dos remédios diretamente de fabricantes ou distribuidores e que estes realizem a logística de entrega.

No caso de medicamentos de controle especial, popularmente conhecidos como remédios controlados, os estabelecimentos, segundo a agência, devem escriturar as movimentações em livro de registro específico, conforme prevê a legislação.

 

 

 

Por Agência Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Anvisa proíbe cosméticos com cannabis no rótulo; saiba quais

2

Saúde

INÉDITO: cirurgia reconstrói sistema linfático de paciente com risco de vida e feito é considerado pioneiro no Brasil

3

Saúde

Vacina universal contra o câncer dá passo promissor em estudo com RNA mensageiro

4

Saúde

Ceará registra foco de gripe aviária em criação doméstica

5

Saúde

Vigilância Sanitária da Paraíba orienta para recolhimento de lote do medicamento Sinvastatina por erro em embalagem