Após enchentes

Anvisa autoriza doação de medicamentos ao Rio Grande do Sul

Anvisa autorizou, nesta quarta-feira (29), em caráter excepcional, a doação de medicamentos para a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e para as secretarias de saúde de municípios gaúchos atingidos por enchentes.

medicamentos, remédios

Foto: Pixabay/Ilustrativa

A diretoria colegiada da Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (29), em caráter excepcional, a doação de medicamentos para a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul e para as secretarias de saúde de municípios gaúchos atingidos por enchentes.

Em nota, a Anvisa destacou que a medida vale para medicamentos regularizados no Brasil, incluindo remédios controlados e amostras grátis. “Para garantir a qualidade e a segurança dos produtos, as doações devem ser adquiridas de fabricantes e distribuidores de medicamentos”.

A autorização da diretoria colegiada da agência é válida por 90 dias, mas pode ser prorrogada caso haja necessidade.

Segundo a Anvisa, podem fazer doações empresas de todo o país, inclusive fabricantes e distribuidores de medicamentos; e pessoas físicas, desde que realizem a aquisição dos remédios diretamente de fabricantes ou distribuidores e que estes realizem a logística de entrega.

No caso de medicamentos de controle especial, popularmente conhecidos como remédios controlados, os estabelecimentos, segundo a agência, devem escriturar as movimentações em livro de registro específico, conforme prevê a legislação.

 

 

 

Por Agência Brasil

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Teste do olhinho deve ser repetido três vezes ao ano até os 3 anos

2

Saúde

Número de fumantes cresce no Brasil pela primeira vez em 20 anos; cigarro eletrônico é um dos fatores

3

Saúde

Remada Agosto Lilás acontece nesta sexta-feira na Praia do Bessa e alerta para combate à violência contra a mulher

4

Saúde

Em dois anos, força-tarefa resgatou 164 pessoas e interditou quatro comunidades terapêuticas irregulares na Paraíba

5

Saúde

João Azevêdo recebe alta após cirurgia de emergência