Contra falhas

Após erros na vacinação de crianças, Saúde da Paraíba ‘retreina’ equipes de Lucena sobre armazenamento e aplicação de imunizantes contra Covid-19

Os servidores municipais foram orientados sobre o acondicionamento e armazenamento, diluição e aplicação dos imunizantes, em especial o da Covid-19.

Após erros na vacinação de crianças, Saúde da Paraíba 'retreina' equipes de Lucena sobre armazenamento e aplicação de imunizantes contra Covid-19

A qualificação foi realizada durante a manhã e a tarde de hoje. A Secretaria de Estado da Saúde planeja realizar ações de vacinação na próxima semana, com os técnicos da SES-PB dando suporte ao município. — Foto:SES-PB

A Secretaria de Saúde da Paraíba (SES-PB) realizou, nesta quinta-feira (20), um novo treinamento para profissionais das salas de vacinação do município de Lucena, após os erros com a vacinação de crianças com doses de adultos em dezembro de 2021 e neste mês. Os servidores municipais foram orientados sobre o acondicionamento e armazenamento, diluição e aplicação dos imunizantes, em especial o da Covid-19. Foram treinados 16 profissionais, entre enfermeiros e técnicos das unidades básicas de saúde. Eles tiveram acesso a conteúdo teórico e prático.

A qualificação foi realizada durante a manhã e a tarde de hoje. A Secretaria de Estado da Saúde planeja realizar ações de vacinação na próxima semana, com os técnicos da SES-PB dando suporte ao município. Os profissionais irão avaliar cartão de vacina, orientar a população sobre esquema vacinal, além da oferta de todos os imunobiológicos da Covid-19 para atualização e regularização das situações vacinais de adolescentes e adultos, segundo informações obtidas pelo ClickPB.

A técnica da imunização da SES, Franciléia Carvalho, disse que a qualificação é importante para atualizar esses profissionais quanto aos conceitos básicos da imunização. “Falamos sobre acondicionamento, armazenamento, a diferença entre os imunizantes específicos para adultos e para crianças, além de explicar sobre vencimento de vacina quando ela passa a ser armazenada em temperaturas positivas. A gente sabe, por exemplo, que a vacina contra a Covid-19 para a população adolescente e adulta tem uma dosagem de 0,3ml e a vacina da Pfizer tem uma tampa da cor roxa. Já o imunizante do mesmo fabricante tem uma dosagem menor para crianças, de 0,2ml, e tem a tampa laranja. Essa diferença na embalagem é justamente para evitar a troca de imunobiológicos e orientar os profissionais que estão na ponta, administrando a vacina”, explicou.

A diretora da Vigilância em Saúde de Lucena, Alana Oliveira, destacou o apoio do Estado em realizar uma nova capacitação, dessa vez de forma presencial e exclusiva para os profissionais do município. “Participamos das videoconferências que foram realizadas desde o começo da pandemia. Mas só o fato dos técnicos estarem aqui, presencialmente, tirando todas as dúvidas, isso fortalece o trabalho na ponta e consequentemente vai dar munição e subsídio para que os profissionais acalmem as famílias e que o processo de imunização possa continuar no município normalmente.”

Uma das participantes da qualificação, a enfermeira Gisele Canuto, reforçou a importância de estar recebendo um novo treinamento, agora de forma presencial. “Conseguimos tirar nossas dúvidas e ver na prática como devemos armazenar as vacinas, como medir a temperatura, coisas básicas da vacinação que é sempre bom atualizar”, afirmou.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Prestes a ser proibido, álcool 70% ‘some’ das prateleiras em supermercados de João Pessoa

2

Saúde

Mulher que chegou a pesar 36 quilos reverte bariátrica

3

Saúde

Agevisa restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril

4

Saúde

Paraíba tem mutirão de vacinação contra influenza e dengue neste sábado; saiba onde se vacinar

5

Saúde

Litoral da Paraíba tem 31 trechos de praias impróprios para banho neste fim de semana; veja quais