Pandemia

Após liberação da vacinação de crianças com menos de 5 anos contra covid-19, Paraíba aguarda envio de imunizantes para começar campanha

Paraíba tem 114 mil crianças com 3 e 4 anos, ou seja, é necessário 228 mil doses. Porém, apenas mil doses estão disponíveis, segundo a SES.

Após liberação da vacinação de crianças com menos de 5 anos contra covid-19, Paraíba aguarda envio de imunizantes para começar campanha

Paraíba aguarda envio de doses pelo Ministério da Saúde — Foto:Divulgação

A Paraíba está no aguardo de novas doses da Coronovac, produzida pelo Instituto Butantan, para começar a campanha de vacinação voltada às crianças menores de 5 anos contra a Covid-19, conforme a Secretaria do Estado da Saúde (SES) informou ao ClickPB nesta quarta-feira (20). 

A Paraíba tem 114 mil crianças com 3 e 4 anos, ou seja, é necessário 228 mil doses. Porém, apenas mil doses estão disponíveis, segundo a SES. Não há previsão de data para a chegada dessas novas vacinas, que são enviadas pelo Ministério da Saúde.

Apesar disso, a secretaria informa que ainda nesta quarta-feira (20) deve sair a nota técnica do estado orientando como começar a vacinar este público.

Cabedelo, que tinha 2 doses em estoque, começou a vacinar crianças entre 3 e 4 anos nesta quarta. A cidade tem um público de 981 crianças de três anos e 959 crianças de 4 anos, de acordo com a Secretaria de Saúde Municipal.

Já João Pessoa informou que aguarda a emissão da nota técnica da SES, apesar de já ter as doses.

A ampliação para este grupo segue recomendação do Ministério da Saúde, aprovada por unanimidade pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária na semana passada.

Em nota divulgada nesta sexta-feira (15), a pasta informou que os estoques já existentes nos estados e municípios devem ser utilizados também nesse novo público. No entanto, o ministério informou que “segue em tratativas para aquisição de novas doses”.

A SES reitera a falta de doses generalizada. “A própria nota do Ministério sinaliza que estão em negociação com o Instituto Butantan”, disse a assessoria de imprensa da secretaria.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

2

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

3

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

4

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

5

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico