Não para

Após suspensão da Astrazeneca, vacinação de gestantes segue com imunizante da Pfizer na Paraíba

A recomendação da Anvisa foi para suspender a vacinação de gestantes com o imunizante da Astrazeneca, após uma grávida morrer no Rio de Janeiro, depois de ter tomado a vacina.

Após suspensão da Astrazeneca, vacinação de gestantes segue com imunizante da Pfizer na Paraíba

Imagem ilustrativa

A vacinação de gestantes e puérperas contra a covid-19 não deve ser interrompida na Paraíba, mesmo com a recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para suspender a aplicação da vacina da Astrazeneca em grávidas, conforme informou ao ClickPB o secretario de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros. Isso porque as gestantes estão sendo vacinadas com o imunizante da Pfizer em João Pessoa.

A recomendação da Anvisa foi para suspender a vacinação de gestantes com o imunizante da Astrazeneca, após uma grávida morrer no Rio de Janeiro, depois de ter tomado a vacina. O caso é investigado pelo Ministério da Saúde, que está reavaliando a vacinação de gestantes sem comorbidades.

Geraldo Medeiros explicou que a cautela é normal e a vacinação deve ficar suspensa enquanto a investigação ocorre. O Ministério deve descobrir se a morte teve relação com a vacina. O secretário de Saúde destacou que a vacina da Pfizer é a única que passou por testes em gestantes e é a que vem sendo usada para este público em João Pessoa.

Por enquanto, apenas a Capital está vacinando gestantes com e sem comorbidades. Campina Grande também já vacina gestantes, mas apenas as que possuem comorbidades. Para isso, a vacina usada também é a da Pfizer.

A Paraíba recebe nesta terça-feira (11), às 15h, mais uma remessa de vacinas da Pfizer, com 19.890 doses. Elas serão distribuídas para os municípios de Cabedelo, Campina Grande e João Pessoa, que são os únicos com condições técnicas de receber a vacina neste momento.

Ao serem enviadas aos estados, as vacinas estarão expostas à temperatura de -20°C. Nas salas de vacinação, onde a refrigeração é de +2 a +8°C, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Geraldo Medeiros afirmou que outros municípios vêm passando por treinamento para terem condições de, em breve, começar a receber esse tipo de imunizante também. ”Pelo menos as cidades maiores”, disse.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Pesquisadores da UFPB desenvolvem bebida da palma-forrageira que pode reduzir níveis de colesterol e triglicerídeos

2

Saúde

Unimed João Pessoa abre seleção para contratar médicos da nova unidade da cooperativa

3

Saúde

Criança de seis anos é internada em estado grave após ingerir ‘chumbinho’ em casa, em Itabaiana

4

Saúde

Hospital da Mulher traz tecnologias e parto na água com humanização em João Pessoa, diz diretora geral

5

Saúde

Com mais de 200 leitos e diversos serviços, Hospital da Mulher é inaugurado em João Pessoa