Transparência

Auditoria aponta falta de profissionais no Samu de João Pessoa e mais 13 capitais

Na capital paraibana o quantitativo de profissionais Técnicos Auxiliares de Regulação Médica não está de acordo com os parâmetros definidos pelo Ministério da Saúde

Auditoria aponta falta de profissionais no Samu de João Pessoa e mais 13 capitais

Ambulâncias do Samu de João Pessoa — Foto:Walla Santos

Uma auditoria feita pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle constatou que a cidade de João Pessoa apresenta déficit de profissionais no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Na capital paraibana o quantitativo de profissionais Técnicos Auxiliares de Regulação Médica não está de acordo com os parâmetros definidos pelo Ministério da Saúde.

O relatório, no entanto, não detalha as quantidades que devem ser adotadas. Os Técnicos Auxiliares de Regulação Médica (TARM) podem atuar em três áreas, como secretário do Samu, como rádio telefonista e como paramédico.

Ainda de acordo com o Ministério da Transparência, na cidade de João Pessoa não existia contrato de manutenção preventiva e corretiva firmado para a totalidade das Unidades Móveis de Saúde integrantes da frota do Samu. Apesar disso, também foi constatado que o Samu na capital paraibana está coberto por seguro contra sinistros, tanto no período de exame, que é referente a 2013, quanto durante a fiscalização.

No relatório da auditoria realizada, o Ministério da Transparência averiguou que foi possível demonstrar a adequada aplicação da totalidade dos recursos federais que foram transferidos em atividades relacionadas ao Samu em João Pessoa. O relatório alertou ainda que os valores aplicados a título de contrapartida estadual são inferiores ao que está disposto na Portaria GM/MS nº 1.010/2012, que estabelece 25% da despesa.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de João Pessoa, em contato com o ClickPB, afirmou que ia averiguar a situação para dar um posicionamento sobre a questão.

À tarde, a direção do Samu informou que, no ano passado, foi realizado processo seletivo para contratação de profissionais para o serviço. Porém, o processo foi embargado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e as contratações ainda não puderam ser realizadas.

O presidente Michel Temer, em solenidade no Rio Grande do Sul na manhã desta segunda-feira (09), anunciou a entrega de ambulâncias para unidades do Samu todo o país.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

2

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

3

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

4

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

5

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia