Medicina Integrativa

Barakat alerta sobre dietas e alimentos que podem causar doenças

Médico ensina os quatro pilares da Medicina Integrativa: alimentação e intestino saudável; prática de exercícios físicos; qualidade do sono e controle do estresse; e o equilíbrio do corpo, mente e espírito

Barakat alerta sobre dietas e alimentos que podem causar doenças

"Mais do que aquilo que comemos, somos o que absorvemos”, disse Barakat — Foto:Reprodução/arquivo pessoal

O médico Mohamad Barakat afirma, em entrevista exclusiva ao Portal ClickPB, que para perder peso, é preciso ir além da dieta. Os quatro pilares para uma vida saudável, para ter o corpo, a mente e o espírito em equilíbrio, segundo o especialista em Medicina Integrativa, são: alimentação e intestino saudável; prática de exercícios físicos; qualidade do sono e controle do estresse; e o equilíbrio do corpo, mente e espírito.

“Quando falamos em alcançar saúde e qualidade de vida é preciso pensar no indivíduo em sua integralidade”, afirma Barakat, ícone da Medicina Integrativa, medicina centrada no ser humano em sua totalidade (corpo, mente e espírito) – de maneira holística, biopsicossocial, multiprofissional. Ele é autor do livro “Pilares para uma Vida Saudável #Escolhi Ser Feliz” e fundador do Instituto Dr. Barakat de Medicina Integrativa, localizado em São Paulo.

Segundo o médico, a alimentação é fundamental, o que vem a formar o primeiro pilar para uma vida saudável: 

“Costumo dizer que mais do que aquilo que comemos, somos aquilo que absorvemos – por isso o primeiro pilar é composto de ‘Alimentação e Intestino Saudável’”.

Neste contexto, orienta o médico, é preciso se consumir uma comida rica em nutrientes, isenta de produtos industrializados e seus conservantes, corantes e tantos outros elementos químicos. Barakat classifica esses alimentos industrializados como “antinutrientes”, que podem impactar na saúde, enfraquecer o sistema imune, e em longo prazo, ocasionar doenças como diabetes, obesidade, hipertensão, doenças autoimunes e, até mesmo, o câncer.

Barakat lembra que a função primária do intestino é absorver água e nutrientes no organismo, e explica a relação entre alimentação e intestino saudável.

“É impossível ter um intestino saudável se sua alimentação também não o for: uma coisa é consequência da outra, sempre! A perfeita função da barreira intestinal e o equilíbrio da microbiota são requisitos de bem-estar e saúde, pois o intestino é uma importante área de troca do corpo humano com o meio externo”.  

Outro ponto interessante destacado pelo médico é que o intestino é responsável pela produção de aproximadamente 80% de serotonina, um neurotransmissor que atua no nosso cérebro responsável por conduzir impulsos nervosos como o humor, sono e funções intelectuais. “Por isso, há quem chame o intestino de ‘segundo cérebro’. Compreende? Está tudo interligado!”, afirma.

Conforme Barakat, “o segundo pilar, exercícios físicos, compreende o que o próprio nome já diz: precisamos nos movimentar. Sair de uma vida sedentária e exercitar nosso corpo para que ele alcance seu melhor desempenho. Caminhar, correr, dançar, fazer musculação, jogar basquete, tênis, futebol, tudo vale! O segredo é encontrar uma atividade com a qual se identifique e colocar o corpo para entrar em ação”.

Já no terceiro pilar, sobre o sono e estresse, Barakat ressalta que é no período do sono que o organismo regula suas funções. Apesar do hábito de dormir ser algo completamente natural, nem sempre é tão fácil quanto parece, diz o médico. “E um dos maiores inimigos da qualidade do sono é o estresse”, frisa. 

O estresse é o novo e maior mal do século, segundo Barakat. Ele pode ocasionar diversas reações no corpo como o aumento do batimento cardíaco, da respiração e da pressão arterial. Antigamente, o estresse poderia ser um encontro com um animal feroz, atualmente, no entanto, a correria do dia a dia e a vida na cidade acabam sendo os grandes vilões, comenta.

Ainda segundo o profissional, o estresse gera a secreção abundante, pela glândula suprarrenal, de um hormônio chamado cortisol. “Este nos prepara para situações de adversidades – emocionais ou físicas -, nos carregando de energia. E, como já vimos, quando não ‘desligamos’ para aquilo que ocorre ao nosso redor, fica difícil ‘desligarmos’ para alcançarmos um sono reparador para o organismo”, explica.

“Acreditem: o travesseiro não é o lugar para colocar as ideias no lugar e tentar encontrar soluções para resolver situações de adversidades. A cama e seus componentes são ferramentas para proporcionar um ambiente propício para uma boa noite de sono. Entretanto, de nada adiantará se você levar consigo todos os fantasmas e monstros. Tarefa difícil, eu sei. Requer um exercício mental, um equilíbrio que conta com um conjunto de fatores: desde boa alimentação (com comida de verdade), até meditação e outros subterfúgios que podemos lançar mão para reduzir o ritmo da mente, sobretudo, após um dia cheio!”.

O quarto pilar trata do equilíbrio do corpo, mente e espírito. Embora possam parecer distintas, a saúde física e mental estão relacionadas. O que ocorre com seu corpo pode impactar na mente, no seu emocional e psicológico e vice e versa.

Inclusive o conceito da medicina integrativa nos mostra que cada indivíduo deve ser observado em sua integralidade – não apenas sintomas físicos, mas sim, os aspectos biopsicossociais devem ser levados em consideração seja no âmbito da prevenção ou de uma terapêutica, diz Mohamad Barakat.

“Nosso organismo e cada parte dele que nos forma não são partes independentes, sobretudo, não estão dissociadas de nossa mente e espírito. O que forma o ser humano é esta unidade derivada deste conjunto”. 

Assim, podem exercer impacto sobre a saúde e qualidade de vida fatores externos, como má alimentação, meio ambiente e etc. e internos, como estresse, ausência de perdão entre outros aspectos altamente tóxicos no campo da inteligência emocional. Muitas doenças estão relacionadas a estes fatores como alergias, síndrome do pânico, câncer, depressão e etc.

O que se passa em sua mente – o que você pensa e como você se sente – diretamente impacta seu corpo, que por sua vez afeta seu pensamento e emoções, ensina. 

“Nossas reações às situações externas produzem hormônios que podem alterar de forma drástica o funcionamento do organismo. Por exemplo, quando estamos sob estresse, ocorre a liberação dos hormônios adrenalina e cortisol. Em quantidade normal, eles fazem bem e são indispensáveis ao funcionamento do corpo. O problema acontece quando passam a ser produzidos por muito tempo e em quantidades muito acima do necessário, pois geram problemas físicos”, alerta.

“Por isso insisto tanto na importância de manter sempre a mente ocupada com pensamentos positivos, em sermos gratos e exercitarmos a gratidão diariamente, nas pequenas coisas. Está em nossas mãos!”, orienta Barakat.

“Observo muitos focados em emagrecer, perder peso. Na verdade o propósito deve ser reeducação alimentar, mudança no estilo de vida. Este é o caminho. De nada adianta por exemplo comer bem e viver estressado ou ser sedentário. O corpo sente e dá sinais”.

Ainda segundo o profissional, “o que nos mantem vivos diariamente é o bom funcionamento de nosso organismo. Neste processo cada órgão deve operar em harmonia para que possamos realizar nossas atividades diariamente. Entretanto, quando há algum desequilíbrio pode haver uma ‘pane’ em determinada parte do sistema”, alerta.

Você só conquistará saúde e qualidade de vida, afirma, quando compreender que se trata de um conjunto: alimentação, exercícios, controle do sono e estresse; equilíbrio corpo, mente, espírito, que levará uma pessoa a níveis que vão além de perder quilos, mas possibilitarão conquistar uma vida saudável.

Sem uma mudança integral, a pessoa após perder os desejados “quilos” extras, pode retornar ou manter os velhos hábitos e ganhar novamente peso. A perda de peso será uma consequência de um organismo mais sadio, menos inflamado por determinados alimentos. “Foi o que busquei apresentar no meu primeiro livro que lancei em abril deste ano”, observou Barakat.

O médico explica os equívocos em dietas para emagrecer: “É preciso ir além de dietas para perder peso e passar a enxergar o todo! Cada indivíduo é único e deve ser acompanhado conforme suas especificidades. Mas praticar atitudes alimentares e ter um estilo de vida mais qualitativo é algo que serve para todos. Começa desde a infância e segue por toda a vida. Muitos, quando adultos, encontram grande dificuldade de modificar a dieta alimentar exatamente porque quando pequenos foram introduzidos aos congelados, aos doces com açúcar refinado (um veneno para o organismo); à farinha branca, ao glúten entre outros produtos”.

“Há algum tempo lancei uma proposta que trata de promover o alcance à qualidade de vida por meio da ressignificação da forma como nos relacionamos com aquilo que comemos”, pontua.  

De acordo com o fenômeno das redes sociais, toda mudança – sobretudo alimentar – pode incomodar no início. “Afinal, para aqueles que comem doces e massas desde a infância, adequar a rota irá requerer esforço”, disse.

Por isso, Barakat propõe o que convencionou chamar de ‘Desafio 30 Dias Dr. Barakat’, que nada tem a ver com dieta, mas sim, com uma reeducação alimentar, explica.

“Não se trata de uma restrição, mas de substituições. De em lugar de um refrigerante, dar preferência a uma água de coco natural. Em vez de açúcar refinado, ingerir o de coco, mascavo e outros. As opções são vastas”, assegura.

Por isso o objetivo é promover a experimentação de um novo estilo de vida por meio daquilo da alimentação e, com o tempo, transformar isso em uma rotina.

Assim, durante o período de um mês, gradativamente, alguns alimentos deverão ser retirados das refeições. Por meio desta exclusão de determinados produtos será possível avaliar mudanças no organismo – que vão desde bem-estar, melhoras no desempenho do seu sistema autoimune (redução de alergias respiratórias, por exemplo), na produtividade, no funcionamento do intestino e, mais importante, na autoestima. No caso do glúten e do leite, a recomendação é que seja feita uma exclusão total, inclusive de suas possíveis substituições saudáveis. 

Orientações do Doutor Barakat:

Proponho que se inclua alimentos como água de coco; Sucos orgânicos/naturais; Leite de amêndoas / coco em lugar de consumir refrigerantes; sucos de caixinha e leite.

Procure consumir açúcar de coco, açúcar mascavo, demerara e stevia em lugar de adoçante e açúcar branco refinado.

Procure consumir farinha de coco, de linhaça, de maracujá, de quinoa, em lugar de farinha branca refinada.

Use o sal marinho, sal rosa, temperos e Ervas (Caseiros e Naturais) em lugar do sal branco refinado e temperos prontos (como estes em sachê ou em cubos).

Exclua o uso de óleos como de canola, girassol, de milho e prefira banha de porco, manteiga ghee – por exemplo.

Prefira alimentos orgânicos, pratos feitos em casa, por você, que você conhece a procedência, em lugar de alimentos industrializados, processados, embutidos, conservantes.

O Doutor Mohamad Barakat acredita que grande parte da população, devido a sua rotina muitas vezes corrida, acaba deixando para segundo, terceiro planos os cuidados com a alimentação e prática de exercícios.

“Desde que passou a haver uma grande oferta de produtos congelados, prontos considero que isso contribuiu para o distanciamento de uma alimentação ‘de verdade’”, lamenta.

“O que quero dizer com o conceito de comida de verdade é aquele alimento mais natural possível, orgânico, isento de produtos como conservantes, preservantes entre tantas outras substâncias que não agregam valor nutricional e podem até causar danos ao organismo. Sempre aconselho a descascar mais que desembalar”, ensina.

Da prática de atividade, as pessoas se deixam absorver pelo ritmo do dia a dia – casa, trabalho e estudo, e acabam esquecendo que o ser humano é formado por “corpo, mente e espírito” – ou seja, a saúde física e mental devem se manter em equilíbrio para que haja saúde e qualidade de vida, diz Barakat.

“E, os exercícios físicos são fundamentais para alcançar o melhor desempenho do organismo. De nada adianta se comer adequadamente, mas ser sedentário. Uma coisa complementa a outra”.

Barakat termina essa entrevista deixando a reflexão do pai da Medicina Hipócrates: “que o alimento seja sua medicina”. E segue: “Mais do que aquilo que comemos, somos o que absorvemos”.

“Precisamos focar na qualidade nutricional de nossos alimentos, compreender a origem da comida que levamos à mesa e evitar as facilidades da indústria como meio de se manter bem alimentados”, completa Barakat.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

2

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

3

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

4

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias

5

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos