Prevenção

Calazar preocupa Centro de Controle de Zoonoses de João Pessoa; já são 300 casos este ano

Desde janeiro, foram feitos 1.939 testes em animais. Veja orientações de como cuidar do seu pet

Calazar preocupa Centro de Controle de Zoonoses de João Pessoa; já são 300 casos este ano

Os testes são realizados através da coleta de sangue dos cães. — Foto:Secom JP

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa confirmou 300 casos de leishmaniose visceral, também conhecida como calazar, até junho deste ano. Desde janeiro, foram feitos 1.939 testes em animais. Veja abaixo orientações de como cuidar do seu pet.

Segundo o Zoonoses, os exames foram feitos nos animais levados espontaneamente pelos proprietários ao suspeitar de que o pet pudesse estar com a doença. Os testes são realizados através da coleta de sangue dos cães.

“Disponibilizamos esse teste diariamente, das 8h às 18h, para as pessoas que tenham cachorro e suspeitem que eles estejam doentes. Não há necessidade de marcação e o resultado do exame fica pronto em até 30 minutos”, explicou o gerente do Centro de Zoonoses da Capital, Nilton Guedes.

Dando o resultado positivo para a leishmaniose visceral, o usuário retorna com o cão para casa e a amostra de sangue do animal é enviada para o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) para um exame mais completo e o diagnóstico definitivo. “Somente com esse resultado do Lacen é que procuramos o dono do animal infectado e pedimos a entrega do cão para ser eutanasiado. Tudo isso é explicado à população quando eles procuram os nossos serviços”, afirmou Nilton Guedes.

Os testes rápidos para diagnóstico do calazar são feitos desde 2013 e, além da demanda espontânea, as equipes do órgão também fazem busca ativa nas áreas endêmicas e onde há casos confirmados da doença. “Temos ainda um trabalho educativo com as Ongs e os protetores de animais, onde temos conseguido identificar mais rápido a doença e prevenir o contágio para que outros cães não sejam contaminados”, disse o gerente do Centro de Zoonoses.

Doença

A leishmaniose visceral ou calazar é transmitida pelo mosquito-palha, conhecido popularmente como ‘birigui’. Quando o inseto é portador do protozoário Leishmania chagasi, ele introduz, ao picar um cão, o parasita na corrente sanguínea do animal. Além dos cachorros, a doença pode afetar roedores e animais silvestres, como gambás e raposas.

O calazar pode manifestar sinais visíveis nos cães, como o crescimento excessivo das unhas, perda de pelo, ferimentos que não cicatrizam, principalmente na ponta da orelha e da calda, e emagrecimento rápido. Ao identificar qualquer um desses sintomas, é aconselhável levar o cão para o Centro de Zoonoses para fazer o teste rápido.

“Apesar de haver cura para o humano infectado com calazar e identificado precocemente, não há tratamento e cura para os cães. Inclusive, o Ministério da Saúde e o Conselho Regional de Veterinária já alertaram os profissionais da área sobre isso. Infelizmente, a única medida é a eutanásia do animal para evitar o risco de contaminação”, alertou a veterinária do Centro de Zoonoses, Suely Silva.

Serviço

O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa fica localizado na Avenida Walfredo Macedo Brandão, n° 100, Bancários. O serviço disponibiliza os telefones 3218- 9357 e 0800 2827959 para atendimento à população.

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais: FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 

Telefone: (83) 99624-4847

WhatsApp: (83) 99624-4847

E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

3

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

4

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

5

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias