Combate

Carro do fumacê ignora periferia e privilegia bairros com maior incidência de turistas em João Pessoa

Os bairros por onde circula o carro de fumacê são Bessa, Aeroclube, Manaíra, Jardim Oceania, Cabo Branco, Miramar, Tambauzinho, Centro, Varadouro, Castelo Branco e Bancários.

Carro do fumacê ignora periferia e privilegia bairros com maior incidência de turistas em João Pessoa

A pulverização de inseticida através de carro fumacê é uma das formas mais utilizadas de combate aos mosquitos — Foto:Walla Santos

O carro fumacê é um importante instrumento no combate à proliferação de mosquitos, principalmente os que transmitem doenças como dengue, zika vírus e chikungunya. No entanto, em João Pessoa, cidade de clima tropical favorável à infestação dos mosquitos, nem todos os bairros contam com a prevenção.

De acordo com Nilton Guedes, gerente de Vigilância Ambiental e Zoonozes da Secretaria Municipal de Saúde, o carro fumacê tem passado em João Pessoa “de forma preventiva em alguns bairros, principalmente onde vai haver o maior fluxo de turistas”. Haverá uma interrupção do serviço durante o Carnaval, mas logo em seguida, o carro do fumacê deverá circular novamente.

Ainda segundo o gerente da Vigilância Ambiental, os bairros por onde circula o carro de fumacê em João Pessoa são Bessa, Aeroclube, Manaíra, Jardim Oceania, Cabo Branco, Miramar, Tambauzinho, Centro, Varadouro, Castelo Branco e Bancários. A frequência que o carro tem passado por estes bairros é de três vezes na semana, segundo o gerente da Vigilância. O gerente de Vigilância Ambiental ainda explica que o carro só não passa quando as condições climáticas não são favoráveis, seja por chuva ou ventos fortes.

A preocupação da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonozes é prevenir o contágio de doenças por mosquitos nas áreas com maior fluxo de pessoas. “Quando chega na semana de Carnaval, recebemos uma grande quantidade de turistas para repousar. Isso traz preocupação”, destacou Nilton.

Já na periferia da cidade, onde a ocorrência de focos de mosquito é relativamente grande, o atendimento dos carros fumacê não chega. Relatos colhidos pela equipe de reportagem do ClickPB dão conta de que o carro não passa em bairros mais afastados da orla. A pulverização de inseticida através de carro fumacê é uma das formas mais utilizadas de combate aos mosquitos.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe