Mais 212

Cartaxo diz que João Pessoa terá 367 leitos com reabertura do Hospital Treze de Maio e HTOP para combater coronavírus

As duas unidades terão 169 novos leitos de enfermaria e 43 de UTI. Eles irão se somar aos hospitais da rede municipal, totalizando 367 leitos (sendo 138 de UTI e 229 de enfermaria).

Cartaxo diz que João Pessoa terá 367 leitos com reabertura do Hospital Treze de Maio e HTOP para combater coronavírus

O prefeito explicou que foi iniciado o levantamento de engenharia das obras que precisarão ser executadas para reativar o funcionamento do HTOP e do Hospital 13 de Maio. — Foto:Secom-PB/Arquivo

O prefeito Luciano Cartaxo informou que João Pessoa terá um total de 367 leitos hospitalares no combate ao coronavírus, com a reabertura do Hospital Treze de Maio e do HTOP (antigo ProntoCor). O gestor fez live em rede social nesta segunda-feira (23) para anunciar novas medidas de prevenção ao Covid-19 na capital da Paraíba.

Cartaxo também destacou a criação de uma Central de Doações para receber mantimentos e materiais de higiene doados pela população, com foco prioritário para pessoas em situação de rua e idosos em abrigos de longa permanência.

O prefeito explicou que, na manhã desta segunda-feira, foi iniciado o levantamento de engenharia das obras que precisarão ser executadas para reativar o funcionamento do HTOP e do Hospital 13 de Maio.

As duas unidades terão 169 novos leitos de enfermaria e 43 de UTI. Eles irão se somar aos hospitais da rede (Hospital Santa Isabel, Hospital Infantil do Valentina e Hospital São Luís – este último da rede credenciada), totalizando 367 leitos (sendo 138 de UTI e 229 de enfermaria).

“Realizamos uma visita neste domingo aos dois hospitais e temos que fazer o agradecimento público aos proprietários que cederam os prédios sem ônus para a Prefeitura. Agora estamos realizando uma avaliação da engenharia para levantarmos tudo que é preciso para reativar as duas unidades. Aproveitamos também para fazer um chamamento para empresários da construção civil que possam nos ajudar neste serviço para que os hospitais estejam prontos o quanto antes”, disse.

O prefeito afirmou que já autorizou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a contratar 100 novos profissionais da saúde com recursos próprios da Prefeitura e aguarda a liberação de recursos do Governo Federal para realizar novas contratações. Ele disse que este assunto também foi cobrado na videoconferência realizada no final da manhã do domingo com o presidente da República, Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, quando os prefeitos de capitais apresentaram uma pauta de reivindicações, como recursos, cronograma de distribuição de equipamentos e EPIs, manutenção do pagamento do teto a hospitais privados e filantrópicos, entre outros.

Luciano Cartaxo explicou que está criando também a Central de Doações, que irá funcionar no Clube da Pessoa Idosa, no bairro Altiplano, onde a população poderá fazer doações de alimentos, mantimentos e materiais de higiene para serem distribuídos pela Prefeitura aos moradores de rua e aos abrigos de longa permanência para idosos.

Estas doações irão se integrar àquelas já feitas pela gestão: kits de higiene para moradores de rua (álcool gel, máscara e sabão) e marmitas nas cozinhas comunitárias e nos restaurantes populares, além de atendimentos nas Casas de Acolhida, Consultório de Rua e no Centro POP. Outra medida adotada é o fornecimento de alimentos nas escolas em tempo integral e creches, que totalizam 23 mil alunos beneficiados.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono