Na Paraíba

Casos de dengue, zika e chikungunya diminuem mais de 90% em relação ao ano passado

No período de 3 de janeiro a 6 de maio deste ano foram notificados 1.284 casos de dengue na Paraíba, enquanto no mesmo período de 2016 foram registrados 36.087 casos suspeitos

Casos de dengue, zika e chikungunya diminuem mais de 90% em relação ao ano passado

O mosquito Aedes aegypti infectado é um dos principais transmissores dos vírus da dengue, zika e chikungunya — Foto:Reprodução

Após o surto de casos de dengue, zika e chikungunya no ano de 2016 em vários estado da região nordeste, este ano foi registrada uma vertiginosa redução no número de casos. De acordo com o 5º Boletim Epidemiológico relacionado às Arboviroses divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde neste domingo (14), foi registrada uma redução de 96,44% de casos em relação a 2016.

No período de 3 de janeiro a 6 de maio deste ano foram notificados 1.284 casos de dengue na Paraíba. Já no mesmo período no ano de 2016 foram registrados 36.087 casos suspeitos da doença. Em 2014 e 2015, no mesmo período, foram registrados, respectivamente, 3.159 e 12.533 casos.

Chikungunya –  Quanto às notificações de suspeita de chikungunya, de 3 de janeiro a 6 de maio de 2017 foram registrados 389 casos suspeitos. Em 2016, no mesmo período, foram notificados 11.695 casos suspeitos, o que mostra uma redução de 96,67%.

Zika Vírus –  De acordo com o boletim, de 3 de janeiro a 6 de maio deste ano, foram notificados 69 casos suspeitos de Zika Vírus. No mesmo período de 2016, foram registrados 3.738 casos. O Boletim epidemiológico destaca que a notificação dos casos de Doença Aguda pelo Zika Vírus é primordial para nortear as ações de combate ao Aedes aegypti.

Monitoramento das Gestantes com Suspeita de Doença Aguda pelo Zika Vírus –  Este ano, até o momento (18ª Semana Epidemiológica), foram notificados 34 casos de gestantes com suspeita de zika vírus. Já no ano de 2016 foram notificados 298 casos em gestantes.

Óbitos – Até a 18ª Semana Epidemiológica foram notificados cinco óbitos com suspeita de causa de arboviroses nos municípios de Bayeux (1), João Pessoa (1), Conceição (1), Caaporã (1) e Santa Rita (1). O boletim destaca que óbitos com suspeita de arboviroses devem ser informados imediatamente, ou seja, no período de 24 horas, conforme Portaria 204 de 17 de fevereiro de 2016.

A SES lembra que, para esclarecimento da causa morte e identificação do perfil dos óbitos, se faz necessário realizar as investigações no âmbito ambulatorial, domiciliar e hospitalar, utilizando o Protocolo de Investigação de Óbitos por Arbovírus Urbanos no Brasil (Dengue, Chikungunya e Zika), instituído pelo Ministério da Saúde no dia 13 de junho de 2016. Cabe às secretarias municipais a investigação dos óbitos e às Gerências Regionais de Saúde e Núcleo das Doenças Transmissíveis Agudas da SES o apoio técnico da análise e discussão dos casos.

“É com a notificação dos casos que podemos tomar decisões precisas no combate ao vetor, como também traçar planos estratégicos para conter o avanço e os danos causados por essas doenças, os quais têm um alto impacto na saúde pública”, disse Renata Nóbrega, gerente executiva de Vigilância em Saúde.

Arboviroses – São as doenças transmitidas ao homem por picadas de mosquitos – causadas pelos chamados Arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika e chikungunya (nestes casos, pelo mosquito Aedes aegypti infectado, um dos principais transmissores de arboviroses da atualidade).

Acompanhe mais notícias do ClickPB nas redes sociais:
 FacebookTwitterYoutube e Instagram
Entre em contato com a redação do ClickPB: 
Telefone: (83) 99624-4847
WhatsApp: (83) 99624-4847
E-mail: [email protected]

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

2

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

3

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

4

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

5

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia