Esquema incompleto

Cerca de 12 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada em João Pessoa

Chefe de Imunização do município, Fernando Virgolino, faz apelo para que quem ainda não tomou segunda dose procure os postos de vacinação.

Cerca de 12 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a covid-19 atrasada em João Pessoa

É possível agendar segunda dose pelo aplicativo ou procurar diretamente um local de vacinação — Foto:Divulgação

Cerca de 12 mil pessoas ainda estão com o esquema vacinal em aberto, em João Pessoa, apesar de já ter passado a data marcada para a segunda dose da vacina contra a covid-19. Desses atrasados, mais de 4 mil deveriam ter tomado a segunda dose da Coronavac há meses, conforme explicou ao ClickPB o chefe de Imunização do município, Fernando Virgolino.

Virgolino destacou que é possível que muitas dessas pessoas tenham tomado suas segundas doses em outros municípios. ”No início da vacinação, João Pessoa foi uma das primeiras cidades a vacinar idosos e tinha pessoas que vinham de carro de outras cidades para se vacinar, tanto que depois começamos a pedir comprovante de residência. Essas pessoas podem ter tomado a segunda dose no seu município de origem”, argumentou.

O chefe de Imunização explicou que em algumas cidades pequenas, com poucos funcionários trabalhando para alimentar o sistema de registro da vacinação, a aplicação de doses demora a ser computada. ”Nós precisamos que o município registre a aplicação para podermos saber que aquela pessoa completou o esquema vacinal em outro local”, disse.

”Não temos como saber quantas dessas doses apenas não foram registradas no sistema ainda e quantas estão realmente em atraso”, completou.

Fernando Virgolino afirmou que também pode haver casos de pessoas que esqueceram da data da segunda dose, ou optaram por não tomar, porque tiveram alguma reação adversa após a primeira dose e ficaram com receio. ”É importante saber que as duas doses são necessárias e que reações são esperadas e não constituem contraindicação para a segunda dose”, ressaltou.

Ele contou que os profissionais de cada distrito de saúde do município têm tentado buscar ativamente os atrasados, por meio do endereço associado ao cartão do SUS. Além disso, a mídia tem lembrado a importância de procurar a segunda dose.

Virgolino afirmou que quem deixou de tomar a segunda dose por qualquer motivo, não vai perder a imunização e deve procurar a segunda dose a qualquer tempo. ”Não temos ainda um estudo definitivo que mostre que a eficácia da vacina vai mudar com intervalo maior. As duas doses vão produzir resposta imune, mas qual vai ser a porcentagem exata , a gente não tem como saber, porque ainda não temos estudos para isso. A orientação é só que não se deixe de tomar a segunda dose”.

Esqueci, e agora?

Quem está com a segunda dose da vacina atrasada pode agendar a vacinação a qualquer momento pelo aplicativo ”Vacina João Pessoa” ou pelo site vacina.joaopessoa.pb.gov.br

Fernando Virgolino explicou que o agendamento é uma forma de tornar a vacinação mais prática e rápida, mas mesmo quem não conseguir realizá-lo pode se vacinar. Basta procurar um local de vacinação que tenha o imunizante do fabricante que você precisa. ”Se a sua primeira dose foi da Astrazeneca, por exemplo, você tem que procurar um posto de vacinação que tenha Astrazeneca”.

Caso a pessoa tenha perdido seu cartão de vacinação após a primeira dose, Fernando Virgolino recomenda ligar para o telefone da Rede Municipal de Frio, 3212-3371. Neste número, é possível obter informações de como obter uma segunda via do cartão, assim como de quais locais de vacinação possuem o imunizante do qual você precisa.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

2

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

3

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

4

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

5

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe