Sem erro

CGU conclui que distribuição de vacinas contra a covid-19 foi feita corretamente pela Secretaria de Saúde da Paraíba

Nota técnica da CGU aponta que não há evidências de que algum município tenha sido beneficiado ou prejudicado com mais ou menos doses de vacinas.

CGU conclui que distribuição de vacinas contra a covid-19 foi feita corretamente pela Secretaria de Saúde da Paraíba

CGU conclui que vacinas foram distribuídas corretamente — Foto:Reprodução

A Controladoria Geral da União (CGU) na Paraíba concluiu que não houve falha na distribuição de vacinas contra a covid-19 pela Secretaria de Saúde da Paraíba para o município de Campina Grande. 

A Prefeitura daquele município havia se queixado de uma diferença de 3.489 a menos na 14ª remessa e, por isso, o Ministério Público da Paraíba e o Ministério Público Federal solicitaram a informação.

Segundo dados do Sistema de Informação de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SIES/MS), o município receberia 83.268 doses de vacina, o que corresponde exatamente ao total de doses efetivamente registradas nas notas de remessa de imunizantes recebidas por Campina Grande, inexistindo, portanto a diferença de 3.489 doses.

O documento da CGU também explica que, sobre a proporcionalidade no envio de doses aos municípios, a comparação do total de vacinas enviadas deve ser avaliada apenas em relação à 1ª dose, pois o prazo de envio da 2ª dose depende do tipo de vacina utilizada, quais sejam: em torno de 14 a 21 dias, no caso da vacina Coronavac/Butantan, e de 70 dias, no caso da vacina da AstraZeneca/Fiocruz.

De acordo com a nota técnica, não foram encontradas evidências de que os municípios de João Pessoa e Campina Grande tenham sido beneficiados ou prejudicados indevidamente, assim como não foi evidenciada a quebra da proporcionalidade das doses distribuídas no Estado.

Confira aqui o documento completo.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

2

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

3

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

5

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana