Surto ativo

Chega a 11 o número de casos de sarampo confirmados na Paraíba

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso.

Chega a 11 o número de casos de sarampo confirmados na Paraíba

Casos são mais graves em crianças — Foto:Reprodução

Continua a crescer o número de casos confirmados de sarampo na Paraíba. Agora são 11 confirmações, além de 149 casos em investigação. No total, foram 239 notificações, mas 79 casos já foram descartados de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB).

Os casos estão mais concentrados na região metropolitana da Capital paraibana. Foram quatro confirmações em João Pessoa, dois em Bayeux, dois em Santa Rita, um em Cabedelo, um em Santa Cecília e um em Barra de São Miguel.

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido, mal-estar intenso. Em torno de três a cinco dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

Para a pessoa que apresentar esses sintomas, a recomendação é não fazer uso de nenhum medicamento sem orientação médica e procurar o serviço de saúde mais próximo.

O sarampo é uma doença grave que pode deixar sequelas por toda a vida ou causar o óbito. Algumas das complicações que podem decorrer da doença em crianças são otite média aguda, pneumonia, encefalite aguda e morte. Em adultos, complicação mais comum é a pneumonia. Em gestantes, a doença pode fazer que o bebê nasça prematuramente e com baixo peso.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

2

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

3

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

4

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

5

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale