Pandemia

Cícero Lucena anuncia que João Pessoa vai aderir ao consórcio de municípios para aquisição de vacinas contra a Covid-19

O gestor informará em uma coletiva na tarde desta terça-feira (2) que o município já se articula para formalizar um consórcio e negociar a compra.

Cícero Lucena anuncia que João Pessoa vai aderir ao consórcio de municípios para aquisição de vacinas contra a Covid-19

A decisão foi tomada após o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizar estados e municípios a comprarem vacinas caso o governo federal descumpra o plano nacional de vacinação. — Foto:reprodução

Com as dificuldades de obter a oferta de doses de vacinas contra a Covid-19 por conta dos impasses entre o Governo Federal e os gestores estaduais, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena irá aderir ao consórcio público para aquisição dos imunizantes. O gestor informará em uma coletiva na tarde desta terça-feira (2) que o município já se articula para formalizar um consórcio e negociar a compra. O prefeito irá detalhar a participação de João Pessoa nesse projeto que tem por objetivo suprir a demanda pelo imunizante. 

A iniciativa surgiu do movimento da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). De acordo com o presidente da FNP, Jonas Donizette, a ideia do consórcio é ter uma alternativa para o futuro, mas alguns prefeitos já dizem manter conversas com laboratórios que produzem vacinas. Segundo ele, o consórcio é para dar segurança jurídica no caso de o PNI [Programa Nacional de Imunização] apresentar falhas e não dar conta de suprir a demanda, dando uma alternativa aos gestores, como uma espécie de plano B.

A decisão foi tomada  após o STF (Supremo Tribunal Federal) autorizar estados e municípios a comprarem vacinas caso o governo federal descumpra o plano nacional de vacinação. Em reunião com representantes de 300 municípios na última segunda (1º), 66 prefeitos  já manifestaram interesse em aderir ao consórcio. Além da Paraíba, líderes de cinco capitais como Manaus, Campo Grande, Curitiba, Salvador e Boa Vista.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

2

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

3

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

4

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

5

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana