cuidados

Colesterol total alto pode surgir pelo excesso de bebidas alcoólicas

Os níveis elevados de colesterol podem ser fator de risco para infarto e AVC. Saiba mais sobre o exame de medição do colesterol e como evitar a hipercolesterolemia.

Colesterol total alto pode surgir pelo excesso de bebidas alcoólicas

O colesterol total alto pode surgir pelo excesso de bebidas alcoólicas,

colesterol total é um exame que soma as frações HDL, LDL e VLDL e mostra os níveis de colesterol no sangue. Quando essa taxa está elevada, com colesterol total acima de 200 mg/dL, a condição é chamada de hipercolesterolemia. O colesterol total alto pode surgir pelo excesso de bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, alterações genéticas ou por decorrência do diabetes e hipotireoidismo.

As alterações dos níveis de colesterol são chamadas de dislipidemias e podem ser de etiologia primária, quando são causadas por distúrbios genéticos, ou secundárias, causadas por hábitos não saudáveis, como grande ingestão de gorduras saturadas, álcool, sedentarismo e tabagismo.

colesterol HDL (alta densidade) é conhecido como o colesterol “bom”, enquanto o colesterol LDL (baixa densidade) e o VLDL (muito baixa densidade) são monitorados para risco de doenças cardíacas – conhecidos como “ruins”.

O balanceamento destes níveis, somado ao perfil do paciente, é que definirá a necessidade de tratamento. O colesterol total normal é aquele que se encontra na faixa de 40 a 60 mg/dL, independente do paciente.

Por ser um exame de sangue comum, não há contraindicações expressas para o exame de colesterol total e frações.

Mulheres durante a gravidez estão autorizadas a fazer o exame conforme orientação médica, não havendo contraindicação expressa. Inclusive, a dosagem de colesterol total e frações pode fazer parte dos exames pré-natais.

exame de colesterol total é recomendado para todos os adultos saudáveis pelo menos uma vez a cada cinco anos, isso porque a detecção precoce da hipercolesterolemia pode prevenir diversas doenças, como infarto e AVC.

O teste pode ser feito em intervalos menores por pessoas com maior risco para doenças cardiovasculares ou por pessoas que já fazem acompanhamento com dieta e medicamentos para controlar os níveis de colesterol.

Crianças também devem fazer o exame, preferencialmente entre nove e 11 anos, com repetição entre 17 e 21 anos. Jovens com risco aumentado para hipercolesterolemia podem fazer testes com mais frequência.

Para a realização das dosagens do perfil lipídico, recomenda-se manter o estado metabólico estável e a dieta habitual. O jejum não é necessário para a realização do exame de colesterol total e HDL-c, pois o estado pós-prandial não interfere na concentração dessas partículas. No entanto, o consumo de bebidas alcoólicas é vetado nas 72 horas anteriores ao exame.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Doula deixa de ser serviço voluntário e passa a ser profissão em projeto aprovado por vereadores de João Pessoa

2

Saúde

Em cinco meses, Paraíba registra mais casos de síndromes respiratórias do que em todo 2023; são quase 200 mortes

3

Saúde

Anvisa aumenta controle para venda de medicamento contra insônia; saiba qual é

4

Saúde

Após suspeita de morte de criança por meningite, secretário de Saúde de João Pessoa reforça necessidade de vacinação

5

Saúde

Maio Cinza alerta para câncer cerebral que tem alta taxa de mortalidade