Funcionamento

Confira esquema de fim de ano nas unidades de saúde da Paraíba

Hospital de Trauma de João Pessoa terá reforço de 30% na equipe, nos dois feriados. Já o Trauma de Campina Grande funcionará com a mesma equipe dos dias normais

Confira esquema de fim de ano nas unidades de saúde da Paraíba

Hospital de Emergência e Trauma — Foto:Walla Santos

Para atender ao aumento das demandas no fim de ano, as unidades de saúde no Estado reforçarão as suas equipes ou funcionarão em horários especiais. O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena terá um reforço de 30% em sua equipe médica e multidisciplinar entre os feriados de fim de ano a partir das quintas-feiras (24 e 31/12) até as segundas-feiras seguintes (28/12 e 04/01) de cada feriado.

Alguns hospitais dispõem de funcionamento normal durante os feriados, como o Hospital General Edson Ramalho e o Hospital Clementino Fraga e a Maternidade Frei Damião, em João Pessoa.

No Hospital Edson Ramalho, o atendimento ambulatorial será interrompido nas sextas-feiras (25/12 e 1º/01), mas os demais serviços, como urgência, emergência, maternidade, laboratórios e raios-X prosseguem as atividades normalmente.

O ambulatório do Hospital Clementino Fraga ficará fechado nos dias 25 a 27 de dezembro e 1º a 3 de janeiro, mas a unidade de saúde funciona normalmente. Já na Maternidade Frei Damião, a parte administrativa permanecerá fechada nas quintas e sextas-feiras (24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro).

Hemocentros – O Hemocentro de João Pessoa funcionará até as 13h nas quintas-feiras (24 e 31 de dezembro) e nas sextas-feiras (25/12 e 1º/01) será fechado. Nos sábados (26/12 e 02/01) retorna ao horário normal – das 7h às 17h. O atendimento ao paciente e a distribuição de bolsas de sangue, entretanto, funcionam 24h.

Já em Campina Grande, o Hemocentro funciona nas quintas (24 e 31 de dezembro) até 12h e fecha nas sextas-feiras (25/12 e 1º/01). Nos sábados (26/12 e 02/01) retorna ao horário normal – das 7h às 17h. O atendimento ao paciente e a distribuição de bolsas de sangue, assim como o Hemocentro de João Pessoa, funcionam 24h.

Trauma de Campina – O Hospital Regional de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga, em Campina Grande, funcionará com a mesma equipe de dias considerados normais, durante 24 horas. “Trabalhamos em esquema especial todo o tempo. Somos a maior unidade em toda a Paraíba, o maior movimento de todo o Estado e estamos sempre preparados para atender as demandas”, explicou o diretor geral, Geraldo Medeiros.

Sertão – O Hospital Regional de Pombal funciona normalmente durante 24 horas nos feriados. Além da equipe de plantão no hospital, terá plantão administrativo e maior suporte de medicamentos.

No município de Cajazeiras, o Hospital Regional e a Maternidade terão plantões normais das equipes de saúde e administração durante os feriados de Natal e Ano Novo. A equipe médica completa cumpre plantão por 24 horas, além de contar com serviços de urgência e emergência, maternidade, UTI, Ortotrauma e bloco cirúrgico.

Já no Hospital Regional de Sousa Deputado Manoel Gonçalves de Abrantes, urgência, emergências e internações funcionarão durante 24h. A administração contará com dois profissionais em regime de plantão.

No Hospital Regional de Patos as equipes trabalharão normalmente, em regime de plantão, 24h na urgência, emergência e traumato-ortopedia. Também em Patos, a Maternidade Peregrino Filho, como funciona em caráter de urgência, segue normalmente com as atividades, durante 24h.

UPAs – As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Santa Rita, Guarabira, Cajazeiras e Princesa Isabel – funcionarão normalmente durante 24h.

Secretaria de Saúde – A Secretaria de Estado da Saúde, por meio da Gerência de Vigilância em Saúde, estará com equipe de plantão para receber possíveis ocorrências sobre notificação de doenças imediatas, que pode ser feita por meio dos telefones (083) 3218-7331 / 3218 7317 / 8828-2522 / 08002810023.

“O objetivo é receber as notificações para manter as ações de vigilância oportunas diante de feriados tão prolongados como o Natal e o Ano Novo”, destacou a gerente executiva de Vigilância em Saúde da SES, Renata Nóbrega.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país

2

Saúde

Rio Grande do Norte registra primeira morte por dengue em 2024

3

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

4

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

5

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana