10 dias na UTI

Criança de dois anos morre de calazar no HU de Campina Grande

Como a criança continuou doente, o hospital solicitou alguns exames de funções renais e do fígado. Depois de oito dias foi diagnosticado uma alteração no fígado

Criança de dois anos morre de calazar no HU de Campina Grande

A solicitação para dedetização e captura do mosquito deve ser feita nos próximos dias pela Secretaria de Estado da Saúde — Foto:Reprodução/G1

Um menino de dois anos morreu na quarta-feira (14) com leishmaniose visceral, conhecida como calazar, no Hospital Universitário (HU) de Campina Grande. De acordo com o Diretor Geral do HU, Homero Gustavo Correia Rodrigues, a criança deu entrada no dia 2 de fevereiro, com febre há mais de um mês, cansaço, anemia e vômitos com sangue.

Antes do paciente dar entrada no HU, em Campina Grande, a criança esteve no Hospital Municipal e Maternidade Caçula Leite de Conceição. Segundo o diretor Hiderval Arruda de Lacerda Júnior, a criança chegou ao hospital com febre e procedimentos iniciais foram feitos, mas não foi possível identificar as causas dos sintomas. Como a criança continuou doente, o hospital solicitou alguns exames de funções renais e do fígado. Depois de oito dias foi diagnosticado uma alteração no fígado.

O menino foi encaminhado para o Hospital Universitário em Campina Grande em estado grave. No HU foi confirmado o caso de leishmaniose visceral, onde ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do dia 5 de fevereiro até as 22h desta quarta-feira (14). Ele não resistiu aos sintomas e morreu.

A reportagem entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde de Conceição, Magnady Lavor Furtado de Lacerda, e foi informado que uma campanha será realizada para fazer testes em animais contra o calazar e impedir a contaminação. Os cães com suspeita da doença serão recolhidos e se a doença for confirmada o animal deve ser sacrificado.

A solicitação para dedetização e captura do mosquito deve ser feita nos próximos dias pela Secretaria de Estado da Saúde.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

2

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

3

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

5

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana