Prazo

CRM-PB ameaça interditar UPA Bancários por falta de médicos

É crescente o número de reclamações em relação à sobrecarga de trabalho da equipe médica da unidade.

CRM-PB ameaça interditar UPA Bancários por falta de médicos

CRM constatou sobrecarga de trabalho na unidade recém inaugurada — Foto:PMJP

O Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) informou nesta quinta-feira (20) que poderá interditar a partir da zero hora deste sábado (22) a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do bairro dos Bancários por falta de médicos. O Conselho deu um prazo de 24h para a diretoria da UPA dos Bancários fornecer a escala médica de plantão completa. 

“Notificamos e demos um prazo até amanhã para que nos entreguem uma escala completa, sob risco de amanhã retirarmos os médicos da unidade”, disse o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa. 

Segundo ele, é crescente o número de reclamações em relação à sobrecarga de trabalho da equipe médica da unidade, que estariam tendo que atender a uma quantidade muito grande de pessoas. Com as escalas incompletas, estariam ficando horários descobertos, sem médicos. 

“O déficit de profissionais gera sérios prejuízos e risco ao atendimento da população e à segurança do ato médico”, destacou. O diretor disse que, se a escala não for entregue nesta sexta-feira (21), a unidade será interditada eticamente a partir deste sábado (22), porque “todas as escalas de médicos estão incompletas”.

“Hoje mesmo nós fomos lá, devia ter ortopedista, não tinha. Todos estão com escalas faltando, a ortopedia, a pediatria e a clínica médica”, disse o diretor de fiscalização do CRM.

As denúncias partiram dos próprios médicos da UPA, que estão sobrecarregados, atendendo no plantão sozinhos ou sem ter um substituto. Três denúncias chegaram ao Conselho dando conta de que as escalas dos médicos estavam incompletas. 

A UPA Bancários foi inaugurada no último dia 27 de agosto pelo prefeito Luciano Cartaxo (PV). Durante os discursos na solenidade de inauguração, o secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, disse que, ao contrário dos hospitais regionais do Estado, a UPA dos Bancários foi aberta em condições de pleno funcionamento. “Se alguém tiver uma ‘turica’, um ‘piripaque’ agora, a UPA já está funcionando, ao contrário do que faz o governo, que não cuida dos hospitais regionais”, disse Adalberto na ocasião. 

Questionado sobre essa declaração do secretário, o diretor do Departamento de Fiscalização do CRM-PB, João Alberto Pessoa, disse que as denúncias chegaram ao CRM antes mesmo do Conselho fiscalizar a UPA. “As pessoas falam o que querem, não tenho dúvida, o problema é se está tudo completo, que eu nem fiscalizei aquela UPA ainda”, comentou. 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Estado de São Paulo registra primeira morte por febre amarela de 2024

2

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

3

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

4

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

5

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia