saúde

Deputados paraibanos se reúnem com Ministra da Saúde sobre ações para combater epidemia de dengue

A ministra falou das ações da Pasta para este ano, além do trabalho que está sendo feito no combate à epidemia de dengue.

Deputados paraibanos se reúnem com Ministra da Saúde sobre ações para combater epidemia de dengue

Os deputados paraibanos Gervásio Maia (PSB-PB), Romero Rodrigues (PODE-PB), Hugo Motta (Republicanos-PB) de outros lideres de partidos na Câmara Federal, se reuniram com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, nesta quarta-feira (28), para discutir as ações do governo federal diante o aumento de casos de dengue em todo o país.

A ministra falou das ações da Pasta para este ano, além do trabalho que está sendo feito no combate à epidemia de dengue.

“Tivemos uma reunião muito proveitosa, com a apresentação das ações do Ministério. Dúvidas foram esclarecidas. E, com certeza, essa parceria será importante para o fortalecimento da saúde no País”, disse o deputado Gervásio sobre a importância desse diálogo entre Executivo e Legislativo.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) foram aplicadas 3.223 doses, o que representa uma cobertura de 3%, segundo dados do Ministério da Saúde (MS) atualizados na última segunda-feira (26). Os municípios de Sapé, João Pessoa e Santa Rita são os que têm maior adesão.

Sapé teve com maior número de crianças e adolescentes imunizados, com 723 doses aplicadas. Em seguida, vem João Pessoa com 574 imunizados. O município de Santa Rita foi o terceiro que mais vacinou para dengue com 392 doses aplicadas.

A vacina da dengue está sendo aplicada em 14 municípios da Paraíba, mas a cobertura ainda é baixa. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) alerta os pais sobre a necessidade de levar as crianças para imunização. O esquema é de duas doses com intervalo de três meses entre elas. Os critérios para a escolha dos 14 municípios foram aqueles de grande porte com alta transmissão nos últimos 10 anos, com predominância do sorotipo DENV-2 e com maior número de casos no monitoramento de 2023/2024.

Além dos parlamentares da Paraíba, estavam presentes na reunião os deputados Duarte Jr. (PSB-MA), Rubens Pereira (PT-MA), Antônio Brito (PSB-BA) e Márcio Jerry (PCdoB-MA).

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Mulher que chegou a pesar 36 quilos reverte bariátrica

2

Saúde

Agevisa restringe venda livre de álcool a 70% na Paraíba a partir de 30 de abril

3

Saúde

Paraíba tem mutirão de vacinação contra influenza e dengue neste sábado; saiba onde se vacinar

4

Saúde

Litoral da Paraíba tem 31 trechos de praias impróprios para banho neste fim de semana; veja quais

5

Saúde

Paraíba abre seleção para bolsistas no curso ‘Saúde, cuidado e respeito às diferenças’