Nova cepa

Dois casos da variante delta são confirmados no interior paulista

Os novos casos foram confirmados em um homem, de 44 anos, que mora em Pindamonhangaba, e em uma mulher, de 30 anos, de Guaratinguetá.

Dois casos da variante delta são confirmados no interior paulista

Os dois tiveram apenas sintomas leves, informou a Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta (16). — Foto:Reprodução

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) — Dois pacientes do interior de São Paulo foram diagnosticados com a variante delta da Covid-19. É o terceiro caso confirmado da nova cepa no estado.

Os novos casos foram confirmados em um homem, de 44 anos, que mora em Pindamonhangaba, e em uma mulher, de 30 anos, de Guaratinguetá. Os dois tiveram apenas sintomas leves, informou a Secretaria Estadual de Saúde nesta sexta (16).

A nova variante foi identificada por sequenciamento genético feito pelo Instituto Butantan. Os municípios e o governo estadual ainda estudam se houve transmissão comunitária nesses casos.

Na quarta (14), a Prefeitura de São Paulo, onde a variante foi identificada pela primeira vez no estado, confirmou que a variante delta já circula no município.

Segundo Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, as novas cepas têm sido “monitoradas de perto” em todo o estado para a adoção de medidas de controle de sua disseminação.

“São Paulo tem feito o sequenciamento genético de cerca de 6% das pessoas que testam positivo para identificar quais variantes estão circulando no estado”, disse o diretor, na manhã desta sexta (16) após o instituto entregar mais 1 milhão de doses da Coronavac ao Ministério da Saúde.

O governador João Doria (PSDB), diagnosticado com Covid na quinta (15), também fez o teste de sequenciamento para investigar se foi contaminado com a nova cepa. O resultado ainda não foi concluído.

O vice governador Rodrigo Garcia informou que, assim como os familiares de Doria, todos os servidores e secretários que tiveram contato com o governador nos últimos dias foram testados para a Covid-19.

“Fiz o teste e ele foi negativo”, disse Garcia. Outros secretários também testaram negativo para o vírus.

Pesquisas indicam que a variante delta apresenta nível de transmissibilidade cerca de 50% maior do que as linhagens anteriores do vírus. Os estudos também indicam que as vacinas usadas hoje contra a Covid-19 têm menor resposta neutralizante nesta cepa.

As características desta variante é que têm feito outros países, como Chile e Reino Unido, a já planejar o início de um novo ciclo vacinal em sua população. Segundo Covas, São Paulo também planeja o próximo ciclo de vacinação, ainda que não tenha conseguido imunizar toda a população adulta do estado.

Com as novas doses de Coronavac entregues ao governo federal nesta sexta, o Instituto Butantan alcança a liberação de 55,1 milhões ao Programa Nacional de imunização. O contrato prevê a aquisição total de 100 milhões de doses.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

2

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

3

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

4

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

5

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale