Ômicron

Duas doses da Pfizer oferecem eficácia de apenas 22,5% contra nova variante

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Saúde da África divulgaram dados adicionais sobre um pequeno estudo divulgado no início desta semana.

Duas doses da Pfizer oferecem eficácia de apenas 22,5% contra nova variante

Mas a vacina em duas doses continua a oferecer proteção suficiente contra doenças graves, disseram eles. — Foto:Reprodução

O esquema vacinal de duas doses da vacina da Pfizer tem apenas 22,5% de eficácia contra a infecção sintomática com a variante Ômicron, mas pode impedir doenças graves, de acordo com experimentos de laboratório realizados na África do Sul.

Pesquisadores do Instituto de Pesquisa em Saúde da África, em Durban, divulgaram dados adicionais sobre um pequeno estudo divulgado no início desta semana.

A pesquisa considerou amostras de plasma sanguíneo de 12 participantes. Os cientistas descobriram que a Ômicron resultou em uma redução de cerca de 41 vezes nos níveis de anticorpos neutralizantes produzidos por pessoas que receberam duas doses da injeção Pfizer/BioNTech, em comparação com a cepa detectada na China há quase dois anos.

Isso “compromete essencialmente a capacidade da vacina de proteger contra a infecção”, disse a equipe de cientistas liderada pelo chefe do laboratório Alex Sigal em um trabalho ainda não revisado por pares.

Mas a vacina em duas doses continua a oferecer proteção suficiente contra doenças graves, disseram eles.

A equipe esta semana foi a primeira a mostrar que a variante, descoberta por cientistas da África do Sul e Botswana e anunciada em 25 de novembro, poderia escapar amplamente, mas não totalmente, dos anticorpos produzidos pela vacina da Pfizer. Ainda assim, eles disseram que uma injeção de reforço pode aumentar a imunidade. Isso foi apoiado por estudos realizados pela própria Pfizer.

Dados preliminares do Reino Unido divulgados na sexta-feira mostraram que os reforços das vacinas da AstraZeneca e da Pfizer melhoram a proteção contra a variante Ômicron em até 75% nos primeiros dias após a injeção.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

3

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

4

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

5

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias