Nova nota

Enfermeira guardava doses de vacina de profissionais agendados que não compareceram a vacinação em Campina Grande

Segundo a Secretaria, o órgão vem monitorando o caso que aconteceu no início da manhã na porta do Hospital de Trauma de Campina Grande.

Enfermeira guardava doses de vacina de profissionais agendados que não compareceram a vacinação em Campina Grande

As vacinas foram roubadas na manhã deste domingo na frente do Hospital de Trauma de Campina Grande — Foto:Reprodução

A Secretaria de Saúde de Campina Grande emitiu no final da noite deste domingo (31), uma nova nota sobre o incidente envolvendo o roubo das vacinas contra Covid-19, do carro de uma enfermeira no município. Segundo a Secretaria, o órgão vem monitorando o caso que aconteceu no início da manhã na porta do Hospital de Trauma de Campina Grande. 

De acordo com a nota, a enfermeira que faz parte do Comitê Municipal de Imunização e, portanto, tem prerrogativa para transportar e manusear as vacinas, estava guardando sete ampolas do imunizante que pertenciam a profissionais da saúde que estavam agendados e não compareceram a vacinação no Hospital. 

Ainda segundo o órgão, as ampolas foram conduzidas ao Hospital de Trauma, para imunização da equipe daquela unidade estadual de Saúde, por equipe técnica e em veículo próprio da Secretaria Municipal de Saúde, no sábado (30). 

“O recolhimento das eventuais ampolas remanescentes aconteceria como missão de outra equipe da Secretaria, na manhã seguinte. Esta observação se faz necessária para afastar qualquer ilação a respeito de suposto transporte de vacinas em veículos particulares”, afirma a nota. 

Ainda segundo eles, a enfermeira ficou responsável pela devolução das vacinas restantes, aguardava em seu veículo a chegada da equipe da Secretaria de Saúde para fazer a entrega do material, “mantendo a caixa térmica elétrica ligada diretamente na fonte do carro, por uma questão de zelo profissional: a medida evitava riscos de perda do produto”.

A enfermeira estava de plantão no Hospital e teria aguardado o amanhecer do dia para acionar a Secretaria de Saúde do Município, visando a  devolução das doses remanescentes do imunizante, já que são constantes as tentativas de assaltos e homicídios na área interna e externa da unidade de saúde.

Por fim, a nota afirma que a Secretaria de Saúde dará apoio a enfermaria diante do assalto sofrido e que está apurando todos os fatos sobre o roubo das vacinas, além de realizar ajustes  no protocolo e na logística no processo de vacinação.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Saúde de Campina Grande, que vem monitorando desde cedo fatos ocorridos na manhã deste domingo, 31, que deram margem a narrativas e versões de toda ordem, sobre uma suposta tentativa de roubo a 7 (sete) ampolas de vacina contra a covid-19, no estacionamento do Hospital de Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes, vem a público prestar as informações abaixo, que considera relevantes: 

1) As ampolas foram conduzidas ao Hospital de Trauma, para imunização da equipe daquela unidade estadual de Saúde, por equipe técnica e em veículo próprio da Secretaria Municipal de Saúde, neste sábado, 30 de janeiro. O recolhimento das eventuais ampolas remanescentes aconteceria como missão de outra equipe da Secretaria, na manhã seguinte. Esta observação se faz necessária para afastar qualquer ilação a respeito de suposto transporte de vacinas em veículos particulares.

2) Pela manhã, a enfermeira (servidora concursada do Trauma e do Município), que ficou responsável pela devolução das vacinas restantes, aguardava em seu veículo a chegada da equipe da Secretaria de Saúde para fazer a entrega do material, mantendo a caixa térmica elétrica ligada diretamente na fonte do carro, por uma questão de zelo profissional: a medida evitava riscos de perda do produto. É importante frisar: em razão da ausência de alguns profissionais agendados para serem imunizados, restaram as sete ampolas em questão, para devolução ao estoque da Secretaria. 

3) A decisão da profissional de saúde, que estava de plantão no Hospital de Trauma, de esperar até o amanhecer do dia para acionar a Secretaria de Saúde do Município, visando a  devolução das doses remanescentes do imunizante, tem uma lógica indiscutível: o histórico lamentável de crimes de toda ordem, violência e tentativas de assalto e homicídio na área, inclusive interna, do Hospital de Trauma. A própria ação criminosa ocorrida na manhã deste domingo, com o tomada do veículo, dá razão a esse tipo de temor da servidora. 

4) A interpretação livre e eventuais distorções nas redes sociais de que o assalto teria como alvo as vacinas contra a COVID-19 não se sustenta, diante do resultado da ação das forças de segurança, em especial a Polícia Militar – que merece os aplausos do Município e da população. A localização e recuperação do veículo, em tempo relativamente curto, permitiu a comprovação de que as sete ampolas do imunizante estavam intactas e bem acondicionadas na caixa térmica, após serem zelosamente cuidadas pela enfermeira. 

5) A Secretaria de Saúde de Campina Grande, por fim, anuncia duas decisões relativas ao fato: dará todo apoio que estiver ao alcance do Município à enfermeira vítima da violência, em pleno exercício de sua missão profissional, ao mesmo tempo em que abrirá um Processo Administrativo para apurar os fatos em toda a sua extensão, com o propósito de avaliar responsabilidades e até efetuar eventuais ajustes no protocolo e na logística no processo de vacinação, preservando sempre a transparência e o compromisso com a qualidade do serviço prestado por nossas equipes.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono