Agravantes

Estudo mostra que obesidade e diabetes sem controle estão entre as causas de quadro grave da Covid-19

Pessoas com diabetes e obesidade não são mais propensas a contrair a Covid, mas se forem infectadas podem ter uma evolução grave da doença.

Estudo mostra que obesidade e diabetes sem controle estão entre as causas de quadro grave da Covid-19

Obesidade e diabetes sem controle são fatores que podem agravar o quadro da covid-19 — Foto:Reprodução

Um estudo realizado com 4.103 pessoas na cidade de Nova York apontou as principais causas de internações e óbitos pela Covid-19 e a obesidade e o diabetes estão entre as principais doenças responsáveis pela piora do paciente, isso porque as duas doenças estavam no momento de crise, fora de controle.

“Nesta pandemia de Covid-19 é muito importante manter o tratamento prescrito pelo médico especialista. É um alerta que vem sendo feito desde o começo da disseminação do novo coronavírus. Pessoas com diabetes e obesidade não são mais propensas a contrair a Covid, mas se forem infectadas podem ter uma evolução grave da doença”, alerta Dra. Lorena Lima Amato, médica endocrinologista.

Da população testada no estudo, 4.103 pacientes apresentaram resultado positivo para Covid-19 (48,7%). Desse total, 1.999 foram hospitalizados (48,7%) e os outros 1.582 morreram, avançaram para cuidados intensivos ou tiveram alta.

Entre os 1.582 casos, 650 sofreram doença grave (41,1%), 292 foram a óbito (18,5%) e 932 (58,9%) tiveram alta sem complicações graves. Entre os pacientes que testaram positivo para Covid-19, 15% eram diabéticos e 27% obesos. A maioria era homem, com média 52 anos de idade.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue

2

Saúde

Paraíba tem aumento de casos de Covid-19 e gripe e registra seis mortes por Influenza A

3

Saúde

Março Roxo: Campina Grande realiza I Encontro de Conscientização sobre Epilepsia

4

Saúde

Poucos minutos de exercícios já reduzem os riscos do sedentarismo em idosos

5

Saúde

Cerca de 65% dos brasileiros dormem mal; veja como melhorar a qualidade do sono