Cuidados

Estudo sugere que smartphones podem provocar ou piorar alergias

Trabalho apresentado nos EUA sugere que a causa de alergias pode estar mais próxima do que imaginamos nos smartphones.

Estudo sugere que smartphones podem provocar ou piorar alergias

Estudo sugere que smartphones podem provocar ou piorar alergias

Você é daquelas pessoas que vivem tendo crises alérgicas? Seu smartphone pode ser o causador da sua alergia. Pelo menos é o que sugere um estudo apresentado na Reunião Científica Anual do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia (ACAAI), em Louisville, no Kentucky, Estados Unidos.

A pesquisa mostrou que há níveis elevados de alérgenos de cães e gatos, bem como β – D glucanos (BDG), encontrado nas paredes celulares de fungos, e endotoxinas, que são toxinas bacterianas encontradas no meio ambiente, nos celulares e smartphones.

“Os BDGs são encontrados nas paredes celulares de fungos e foram encontrados em muitos ambientes e superfícies, causando sintomas crônicos de irritação nas vias aéreas. A endotoxina é um potente agente inflamatório e um marcador de exposição a bactérias Gram negativas”, afirma Hana Rurna, principal autora do estudo.

Como o estudo foi feito?

Para realizar o estudo, os pesquisadores criaram modelos de telefone com tamanho e superfície semelhantes a um smartphone real. Os níveis de alérgenos, BDG e endotoxinas dos “celulares” de 15 voluntários foram medidos. Além disso, os modelos foram limpos como parte do teste com o uso de toalhetes eletrostáticos e toalhetes com álcool isopropílico.

Segundo Peter Thorne, PhD, professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Iowa e co-autor do estudo, a limpeza dos “celulares” foi eficaz na redução de BDG e de endotoxinas quando utilizada uma combinação de clorexidina/cetilpiridínio. Já a remoção dos alérgenos de cães e gatos foi mais efetiva com o uso de benzoato de benzila e ácido tânico.

“O estudo demonstra a exposição a alérgenos inalantes e moléculas que desencadeiam reações imunes inatas de uma fonte que a maioria das pessoas não considerou. Se você tem alergia ou asma, pode querer pensar em limpar seu smartphone com mais frequência para minimizar a exposição a esses alérgenos e desencadeadores de asma”, afirmou Peter em comunicado à imprensa sobre os smartphones.

Os smartphones podem, realmente, ser a causa da sua alergia?

Para Javier Ricardo Carbajal Lizárraga, alergista e imunologista, a presença de ácaros e detritos de fungos nas superfícies  dos smartphones que imitam celulares pode acontecer em qualquer outra superfície não higienizada no lar também.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Hospital da Mulher de João Pessoa será entregue em 5 de agosto, anuncia João Azevêdo

2

Saúde

Hemocentro da Paraíba alerta para nível baixo do estoque de sangue e convoca doadores; confira tipos sanguíneos

3

Saúde

Glicosímetros: secretaria de saúde anuncia chegada de nova remessa em João Pessoa

4

Saúde

Crianças menores de 5 anos são as mais vulneráveis na Paraíba a síndromes respiratórias, mostra boletim da Saúde

5

Saúde

Febre oropouche infectou 15 gestantes na Paraíba no primeiro semestre de 2025, aponta Secretaria de Saúde