Elmo

Fiep doa 15 aparelhos de respiração não invasiva para pacientes de covid-19 em Campina Grande

O equipamento, chamado de Elmo, é um capacete não-invasivo que auxilia na respiração dos pacientes.

Fiep doa 15 aparelhos de respiração não invasiva para pacientes de covid-19 em Campina Grande

Prefeito recebeu doação das mãos do presidente da Fiep — Foto:Codecom PMCG

O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima recebeu na manhã dessa quinta-feira (22), das mãos do presidente da Fundação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Francisco de Assis Benevides Gadelha, a doação de 15 aparelhos de respiração não-invasiva para o tratamento de pacientes com covid-19.

O equipamento, chamado de Elmo, é um capacete não-invasivo que auxilia na respiração dos pacientes. O grande diferencial é que ele oferece mais segurança aos profissionais de saúde. O Elmo foi desenvolvido em parceria com o Senai do estado do Ceará e é voltado a pacientes com insuficiência respiratória aguda hipoxêmica, provocada pelo novo coronavírus. O instrumento evita a intubação de pacientes, reduzindo em mais de 60% a necessidade de internações em leitos de UTI.

“Quando tudo isso passar, esses mesmos equipamentos vão permanecer como um legado desse processo e nos ajudando para qualificar ainda mais o serviço público de Saúde. Se hoje servem para tratamento da Covid, amanhã vão servir para o tratamento das doenças respiratórias, as DPOC, as doenças de bloqueio respiratório”, disse o prefeito, já que a cidade alcançou um momento de estabilidade e controle da doença.

A doação aconteceu depois de uma provocação do prefeito Bruno, ao presidente da Fiep, para fazer a interlocução com o Sistema S do Ceará, a fim de trazer, para Campina Grande, a tecnologia desenvolvida pelo Senai-CE. Outros cinco aparelhos já haviam sido doados em abril deste ano. “Eu disse desde o primeiro dia ao prefeito Bruno que a Fiep é uma secretaria sem custos a serviço da prefeitura porque tem todo o interesse no desenvolvimento da região”, disse Buega Gadelha.

Também participaram da entrega o secretário de Saúde, Filipe Reul; o secretário Executivo de Saúde, Gilney Porto; o secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, Geraldo Nobre; a vereadora Carol Gomes, presidente da Comissão de Saúde da Câmara Municipal; além de servidores da Fiep. 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

2

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

3

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

4

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

5

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale