Saúde

Fiocruz confirma segundo caso de varíola do macaco no Rio de Janeiro

Esse é o 1º caso de transmissão dentro do país, já que paciente não tinha histórico de viagens, mas teve contato com estrangeiro.

Fiocruz confirma segundo caso de varíola do macaco no Rio de Janeiro

Fiocruz confirma segundo caso de varíola do macaco no Rio — Foto:REPRODUÇÃO/ FIOCRUZ

O Ministério da Saúde recebeu notificação do segundo caso de varíola do macaco no Rio de Janeiro, neste domingo (19). Trata-se de um homem de 25 anos, morador do município de Maricá, na região metropolitana do estado. 

O paciente não tinha histórico de viagens, mas afirmou ter tido contato com estrangeiros. Ele apresenta quadro clínico estável, sem complicação.

Esse é o oitavo caso confirmado da doença no Brasil e o segundo no Rio de Janeiro. A suspeita foi confirmada pelo laboratório de enterovírus da Fiocruz, por meio do método de isolamento viral. 

O paciente contaminado está sendo monitorado pelo Instituto Nacional de Infectologia e pelas secretarias municipal e estadual de Saúde. 

No momento, dos oito casos confirmados, quatro são de São Paulo, dois do Rio Grande do Sul e dois do Rio de Janeiro. De acordo com o Ministério da Saúde, outros seis casos estão sendo investigados. 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

2

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

3

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico

4

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale

5

Saúde

PEC das drogas: confira votação da bancada paraibana no Senado