Atendimento

Governador diz que ‘fila da vergonha’ para 12 mil cirurgias eletivas na Paraíba deve ser zerada até 2021 e que pandemia atrasou programa

"É a 'fila da vergonha' porque durante anos e anos não foram tomadas as medidas necessárias para acabar com essa fila de cirurgias eletivas", declarou o governador João Azevêdo.

Governador diz que 'fila da vergonha' para 12 mil cirurgias eletivas na Paraíba deve ser zerada até 2021 e que pandemia atrasou programa

"Serão mais de 12 mil cirurgias realizadas ao final do programa. E eu espero que, no próximo ano, a gente tenha acabado, definitivamente, com essa fila", disse o governador. — Foto:Secom-PB/Arquivo

O governador João Azevêdo criticou, nesta segunda-feira (26), a fila de espera por cirurgias eletivas na Paraíba. Segundo declarou no programa Fala Governador, esse é um problema que não foi resolvido durante anos.

“Nós criamos um programa chamado Opera Paraíba que acabará com essa fila que eu chamo de ‘fila da vergonha’. É a ‘fila da vergonha’ porque durante anos e anos não foram tomadas as medidas necessárias para acabar com essa fila de cirurgias eletivas”, declarou o governador.

Conforme apurou o ClickPB, João Azevêdo comentou sobre como a pandemia afetou o cronograma de realização de cirurgias dentro do programa Opera Paraíba. “Eu tenho plena convicção de que, dentro de pouco tempo, nós estaríamos logicamente em um avanço muito maior se não houvesse a pandemia, que interrompeu o processo de realização das cirurgias eletivas.”

O governador destacou a espera longa pela qual as pessoas passavam para conseguir passar por uma cirurgia eletiva a da previsão da conclusão de 12 mil procedimentos até 2021. “Mas estamos ampliando e muito esse serviço e logo vamos acabar com a fila dessa condição, diria indigna, de um cidadão passar seis meses ou um ano esperando uma cirurgia. Uma cirurgia de catarata, de vesícula, de apêndice. Não é possível nos tempos de hoje vivermos dessa forma. O Governo do Estado assumiu essa responsabilidade. Serão mais de 12 mil cirurgias realizadas ao final do programa. E eu espero que, no próximo ano, a gente tenha acabado, definitivamente, com essa fila.”

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Hormônios para transição de gênero não gera obesidade em pessoas trans, revela estudo da UFPB

2

Saúde

Jardim Botânico promove 4ª edição do Jardim Azul para crianças e adolescentes com autismo neste sábado

3

Saúde

Aplicativo gratuito da OMS para triagem auditiva versão português é lançado com participação da UFPB

4

Saúde

João Pessoa tem mutirão gratuito para diagnóstico de câncer de cabeça e pescoço

5

Saúde

Ambulatório e Banco de Leite da antiga Frei Damião começam a funcionar na próxima segunda no Hospital da Mulher