Pandemia

Governo anuncia compra de138 milhões de doses das vacinas da Pfizer e Janssen

Nesta segunda-feira (15), ministro Eduardo Pazuello apresentou dados sobre a vacinação e o combate à pandemia no país.

Governo anuncia compra de138 milhões de doses das vacinas da Pfizer e Janssen

Os números e prazos para o recebimento dos imunizantes foram apresentados nesta segunda-feira (15) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em coletiva de imprensa. — Foto:Reprodução

O Ministério da Saúde anunciou ter assinado contratos com a Pfizer e a Janssen para a compra de 138 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19 desenvolvidas pelas farmacêuticas. Os números e prazos para o recebimento dos imunizantes foram apresentados nesta segunda-feira (15) pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, em coletiva de imprensa.

Segundo a pasta, a Pfizer entregará 100 milhões de doses até setembro, enquanto a Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, 38 milhões até novembro.

De acordo com os números apresentados nesta segunda-feira, a primeira remessa de imunizantes da Pfizer, com 1 milhão de doses, será entregue até o final de abril. Já a Janssen fará sua primeira entrega, de 16,9 milhões de doses, até o final de agosto.

A distribuição das entregas ficou assim dividida:
Pfizer
Até o final de abril: 1 milhão de doses
Até o final de maio: 2,5 milhões de doses
Até o final de junho: 10 milhões de doses
Até o final de julho: 10 milhões de doses
Até o final de agosto: 30 milhões de doses
Até o final de setembro: 46,5 milhões de doses
Janssen
Até o final de agosto: 16,9 milhões de doses
Até o final de novembro: 21 milhões de doses
Mais imunizantes
Além das vacinas das duas farmacêuticas, o Ministério da Saúde diz ter contratado a aquisição dos imunizantes AstraZeneca/Oxford – feita em parceria com a Fiocruz no Brasil -, Coronavac – desenvolvida no país pelo Instituto Butantan – Sputnik V e Covaxin. Além disso, um imunizante ainda a ser definido pelo consórcio Covax Facility também é aguardado pelo governo.

Apesar de constarem nos planos do governo, a Covaxin, a Sputnik V e a Janssen ainda não têm autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para uso emergencial no Brasil. 

Veja o número contratado de doses de cada vacina até o final de 2021:
AstraZeneca/Oxford: 222,4 milhões de doses
Coronavac: 130 milhões de doses
Covax Facility: 42.511.800 milhões de doses
Covaxin: 20 milhões de doses
Sputnik V: 10 milhões de doses
Pfizer: 100 milhões de doses
Janssen: 38 milhões de doses
Total: 562.911.800 milhões de doses

Propostas anteriores da Pfizer
O anúncio da contratação de 100 milhões de doses de vacinas da Pfizer ocorreu seis meses depois de o laboratório ter oferecido suas vacinas ao país pela primeira vez.

Ainda em janeiro deste ano, a Pfizer emitiu um comunicado informando que encaminhou três propostas ao governo brasileiro para uma possível aquisição de 70 milhões de doses de sua vacina. 

Em uma carta com data de 12 de setembro de 2020, o CEO da Pfizer, Albert Bourla, mostrava a intenção de venda de doses para o Brasil. A empresa oferecia um contrato para a compra de 70 milhões de doses de sua vacina e queria marcar uma reunião com o governo. A existência dessa carta foi revelada com exclusividade pelo analista da CNN Caio Junqueira, em 22 de janeiro deste ano. 

Em novembro de 2020, após a Pfizer anunciar que os resultados finais da última fase de testes da vacina contra a doença apresentaram eficácia de 95%, o governo retomou as negociações. As conversas travaram, no mês seguinte, quando as cláusulas contra foram consideradas abusivas. O entrave era a responsabilização por eventuais efeitos colaterais da vacina. Nem o governo brasileiro e nem a farmacêutica queriam assumir a responsabilidade de efeitos adversos com o imunizante.

Apenas neste mês, conforme revelou a CNN, o Ministério da Saúde acabou por ceder e aceitar as cláusulas que a Pfizer exigia desde o início das negociações, o que havia atrasado as tratativas até então. 

Em dezembro, o governo federal havia considerado quatro cláusulas do contrato abusivas. 

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

2

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

3

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

4

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

5

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias