Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Saúde

Editoria sobre Saúde ir para editoria →

Pandemia

'Hospitais estão próximos do colapso', diz governo do Distrito Federal

Campanha foi divulgada nas redes sociais. Ao G1, governador Ibaneis Rocha afirmou que sistema de saúde da capital está 'no limite'; taxa de ocupação em leitos de UTI é de 95%.

Governo do DF diz que hospitais estão próximos ao colapso. (Foto: Reprodução/Instagram.)

Por

O Governo do Distrito Federal (GDF) admitiu, nesta quarta-feira (11), que o sistema público de saúde da capital está à beira do colapso. O anúncio foi feito nas redes sociais do Executivo, que endureceu o tom da campanha de combate à Covid-19.

A publicação mostra a imagem de uma pessoa entubada, acompanhada da mensagem: "É melhor você não aglomerar". O aviso do GDF ocorre um dia após a capital ultrapassar as 5 mil mortes provocadas pela Covid-19 e as unidades de terapia intensiva (UTI) ficarem com taxa de ocupação acima dos 95%.

"Os hospitais estão próximos do colapso e os números de infectados só aumentam. É urgente! Precisamos, mais uma vez, nos unir para salvar vidas. Não aglomere!", diz o GDF.

Ao G1, o governador Ibaneis Rocha (MDB) negou que a rede pública de saúde tenha entrado em colapso, mas afirma que o sistema está "no limite".

"Colapso do sistema é quando não existe atendimento. Aqui estamos atendendo", informou Ibaneis.

Superlotação nas unidades

Paciente em UTI no DF, em imagem de arquivo — Foto: TV Globo/ Reprodução

Com a sobrecarga do sistema público do Distrito Federal, profissionais de saúde trabalham no limite, pacientes são alocados em condições insalubres e há falta de material. Devido ao cenário, no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), os atendimentos foram restritos apenas a casos graves.

Levantamento da Secretaria de Saúde, divulgado às 8h10 desta quinta-feira, mostra que a taxa de ocupação da unidade de terapia intensiva (UTI) para tratar pacientes com a Covid-19 está em 95,09%.

Segundo o relatório, há apenas 14 vagas nas unidades públicas da capital. Dessas, três são do tipo adulto, quatro neonatal e sete pediátrico. Ao todo, são 296 leitos, sendo que 271 estão ocupados e 11 bloqueados.

Além disso, às 9h45, a pasta divulgou que havia 149 pessoas com suspeita ou confirmação da Covid-19 à espera de um leito de UTI.

Na rede privada, também há sobrecarga. Dos 298 leitos, 282 estão ocupados e um bloqueado, portanto, há apenas 15 vagas no sistema. A taxa de ocupação dos hospitais particulares está em 95,25%.

Leitos em hotéis e hospitais de campanha

Para desafogar o sistema de saúde, o governador disse, nesta quarta-feira, que avalia abrir leitos em quartos de hotéis de Brasília. O anúncio, feito em uma rede social, ocorreu minutos depois que a Secretaria de Saúde divulgou um relatório que mostrava apenas um leito vago para adultos em UTIs do DF.

Governador Ibaneis Rocha (MDB) fala sobre possibilidade de abrir leitos em quartos de hoteís, no DF — Foto: Twitter/Reprodução

Além disso, o governador informou que abrirá três hospitais de campanha na capital ainda em março. Segundo Ibaneis, eles serão instalados em Santa Maria, Gama e no Ginásio Nilson Nelson, no Eixo Monumental. Ibaneis, que anunciou as unidades na segunda-feira (8), deu prazo de 15 dias para a construção delas.

O pregão eletrônico para a contratação da empresa que será responsável pela instalação das unidades de saúde foi publicado no Diário Oficial do DF (DODF) de segunda. Porém, na edição desta quarta, a licitação foi adiada.

Em nota, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) informou que o adiamento da abertura da licitação ocorreu "para que sejam realizadas adequações nos esclarecimentos técnicos". De acordo com o órgão, a republicação ocorrerá até a próxima segunda-feira (15).

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

João Pessoa vacina adolescentes a partir de 16 anos e aplica terceira dose em idosos 75+ nesta quarta-feira

Paraíba registra uma morte, 25 novos casos moderados ou graves e 17% de ocupação de leitos Covid-19

Brasil registra 248 mortes por Covid em 24 h e passa de 591 mil óbitos

Paraíba registra 6 mortes, 39 novos casos e 18% de ocupação de leitos Covid-19