Cuidados

Hospital de Trauma de João Pessoa lança campanha de prevenção às queimaduras

A ação ocorre na própria unidade de saúde.

Hospital de Trauma de João Pessoa lança campanha de prevenção às queimaduras

Na ocasião, serão apresentados os dados de vítimas de queimaduras, além da programação da campanha, que ocorre durante o mês de junho. — Foto:Walla Santos

O Hospital Estadual de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, lança nesta quinta-feira (2), às 10h, a 20ª Campanha de Prevenção às Queimaduras Marcas que Ficam Para Sempre. A ação ocorre na própria unidade de saúde. Na ocasião, serão apresentados os dados de vítimas de queimaduras, além da programação da campanha, que ocorre durante o mês de junho.

Neste ano, a iniciativa faz um alerta para o aumento dos números de queimaduras por fogos de artifícios, durante o período junino. Um levantamento realizado pelo setor de estatística do Hospital de Trauma mostrou que, ano passado, 18 pessoas deram entrada vítimas desse tipo de queimadura, em comparação a 2020, ano pandêmico, houve um aumento de 100%, quando deram entrada nove pacientes.

Segundo o diretor-geral da instituição, Laecio Bragante, mais de 30% dos atendimentos da UTQ são por fogos de artifícios ou fogueiras. “Em época junina, os acidentes com fogos e fogueiras tornam-se responsáveis por cerca de um terço dos atendimentos na Unidade de Queimados (UTQ). Por isso, por meio da nossa campanha, vamos tentar reduzir o número de pessoas queimadas e sensibilizar a população sobre os cuidados para evitar esses acidentes”, concluiu.

Em 2021, mais de 900 pessoas foram vítimas de queimaduras e os principais motivos foram: líquidos em alta temperatura (469), contato com o objeto em alta temperatura (149), por fogo (72), fogos de artifício (18), produto químico (28), eletricidade (nove), insolação (sete), caravelas (dois),  entre outros.

Para evitar acidentes no período dos festejos, o coordenador médico da Unidade de Tratamento de Queimados – UTQ, Emilton Amaral, elencou algumas dicas para a população não ter dor de cabeça durante o arrasta-pé. “Os pais devem ficar atentos à classificação etária indicada pelos fabricantes de fogos de artifício e sempre ficar de olho na forma como as crianças vão usá-los. Outro exemplo é quando as fogueiras acabam, as brasas ficam cobertas por cinzas e são pisadas por crianças”, salientou.

Emilton Amaral alerta que não existe remédio caseiro para queimaduras. “Pomadas, ervas, creme dental, manteiga, ovo, pó de café, mel e até mesmo medicamentos aplicados sem a orientação médica, além de passar uma falsa impressão de tratamento, podem ocasionar infecções graves. Caso as lesões sejam pequenas, utilizar apenas água corrente, envolver num pano úmido e limpo e seguir para o hospital.  Já um ferimento grande [com queimaduras de 2º e 3º graus] deve ser levado imediatamente ao nosso complexo hospitalar, que é referência para esses casos”, esclareceu.

A coordenadora de Enfermagem da UTQ, Ana Wirginia Rique, reforça as dicas para curtir o São João com segurança: não segurar os fogos de artifício com as mãos; nunca transportar fogos nos bolsos; não tentar reacender fogos que falharem; dispensar os fogos somente ao ar livre, um de cada vez; sempre ter um recipiente de água e molhar fogos que falharem; conferir o certificado de garantia do foguete; nunca associar bebida alcoólica ao uso de fogos.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Dor de garganta pode ser sinal doenças infecciosas ou inflamações leves

2

Saúde

Viroses chegaram mais cedo este ano: veja quando levar o filho para o consultório ou quando o caso é de hospital

3

Saúde

Senado aprova regulamentação de pesquisa científica com seres humanos

4

Saúde

“O treino de hoje tá pago”: cantor Flávio José surpreende web ao surgir em vídeo fazendo academia

5

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana