Normal

Hospital Santa Isabel e UPAs de João Pessoa retomam atendimentos para pacientes sem sintomas de Covid-19

As unidades seguem recebendo pacientes com Covid-19, só que em alas separadas.

Hospital Santa Isabel e UPAs de João Pessoa retomam atendimentos para pacientes sem sintomas de Covid-19

Hospital Santa Isabel está retomando consultas ambulatorias e cirurgias eletivas — Foto:Walla Santos/ClickPB

Com a nova etapa do Plano Estratégico de Flexibilização de João Pessoa, anunciada na última sexta-feira (2) pelo prefeito Luciano Cartaxo, unidades de saúde referência no atendimento de pessoas com Coronavírus, retomam as atividades normais. O Hospital Municipal Santa Isabel volta a realizar consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas, enquanto as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) também voltam a realizar atendimentos por demanda espontânea. As unidades seguem recebendo pacientes com Covid-19, só que em alas separadas.

No Hospital Santa Isabel, as consultas ambulatoriais já foram retomadas, já para as cirurgias que estavam agendadas antes da pandemia, o Hospital está fazendo contato com os pacientes por telefone, para que sejam remarcadas. Nesse contato é avaliada a condição de cada paciente, se está dentro do grupo de risco da Covid-19 ou apresenta algum risco cirúrgico.  Quem estiver apto já consegue marcar a cirurgia.

Essa é uma das medidas e protocolos de segurança que estão sendo adotados pelo Hospital Santa Isabel nessa volta dos atendimentos, como destacou a diretora da unidade, Maria Dorinha Soares Macedo. “Fazemos uma entrevista prévia para saber se o paciente teve ou tem algum sintoma, avaliamos todas as condições clínicas para, em seguida, marcar a consulta com cirurgião e anestesista e, consequentemente, realizar a cirurgia”, ressaltou.

UPAs – Já nas Unidades de Pronto Atendimento voltam a acontecer os atendimentos de urgência por demanda espontânea, classificados como amarela, vermelho e verde. Em casos leves, a referência continua sendo a Atenção Básica, como explicou Tatiane Coelho, diretora da UPA Oceânia.

“A pessoa que está com uma dor na garganta, corpo mole, uma dor de cabeça – isso não é urgência – ela deve procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF), que tem cobertura em todos os bairros da cidade. Urgência é uma suspeita de infarto, o paciente que está desorientado, pneumonia, convulsão, crise epiléptica, uma infecção urinária grave, que precise ficar internado para tomar antibiótico, deve procurar uma UPA. E, claro, seguimos atendendo pacientes de Covid-19, com todas as normas de segurança”, afirmou.

Orientação – A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta que todos devem seguir respeitando as chamadas ‘regras de ouro’ contra à Covid-19, como o uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool gel e distanciamento entre as pessoas. A PMJP também alerta ainda sobre a importância do hábito de lavar as mãos sempre que possível.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Hospital de Bananeiras realizará mais 300 cirurgias no próximo final de semana

2

Saúde

Apenas 22% do público-alvo se vacinou contra a gripe

3

Saúde

Nova vacina contra a covid-19 deve começar a ser aplicada no Brasil em 15 dias

4

Saúde

Comissão da Saúde aprova projeto de construção do Hospital de Trauma do Sertão; unidade terá mais de 200 leitos

5

Saúde

Fiocruz: internações por gripe e vírus sincicial aumentam no país