Saúde

Hospital Santa Isabel passa a oferecer histeroscopia cirúrgica e amplia cuidados com a saúde da mulher

O primeiro procedimento foi realizado com sucesso na tarde desta quarta-feira (13).

Hospital Santa Isabel passa a oferecer histeroscopia cirúrgica e amplia cuidados com a saúde da mulher

Realizado com ressectoscópio e o uso de energia bipolar, o procedimento não era, até o momento, ofertado na Paraíba na rede pública — Foto:Reprodução

Mais um serviço inovador passou a ser ofertado pela Prefeitura de João Pessoa no Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). É a realização de histeroscopia cirúrgica para polipectomia, ampliando os cuidados com a saúde da mulher na rede municipal de Saúde. O primeiro procedimento foi realizado com sucesso na tarde desta quarta-feira (13).

Realizado com ressectoscópio e o uso de energia bipolar, o procedimento não era, até o momento, ofertado na Paraíba na rede pública, o que reforça o pioneirismo da Secretaria Municipal de Saúde.

A histeroscopia cirúrgica para polipectomia é um procedimento minimamente invasivo para retirada de pólipos, onde é utilizada a energia bipolar, explica a médica cirurgiã Carolina Bandeira, que coordena o serviço de Ginecologia Endoscópica do Hospital Santa Isabel.

“Essa patologia pode causar sangramento, dor, por isso a realização da histeroscopia cirúrgica, que é minimamente invasiva, para retirar esse pólipo com energia bipolar”, reforçou a médica.

A equipe foi composta ainda pela ginecologista e cirurgiã Ana Cecília Maia e pelos residentes de endoscopia ginecológica Larissa Azevêdo e Rafael Figueiredo. A equipe de enfermagem foi chefiada por Karoline Eugênio.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Aprovado projeto que garante a proteção ao emprego para pacientes oncológicos na Paraíba, de autoria da deputada Danielle do Vale

2

Saúde

PEC das drogas: confira votação da bancada paraibana no Senado

3

Saúde

Ministra cita negacionismo ao comentar baixa adesão à vacina da dengue

4

Saúde

 Hospital Metropolitano faz primeira captação de múltiplos órgãos e realiza transplante de coração

5

Saúde

Anvisa discute amanhã liberação do cigarro eletrônico no Brasil