Novidade que vem por aí

A Rede Click vai trazer muitas novidades. Você vai poder enviar notícias através do VCnoClick, anunciar gratuitamente seus produtos e serviços no Click Classificados e concorrer a prêmios com o Click Vantagens.

Deixe seu contato e seja um dos primeiros a ser avisado quando a Rede Click entrar no ar!

Por favor insira um e-mail válido
Contato registrado com sucesso!

Saúde

Editoria sobre Saúde ir para editoria →

Covid-19

Hospital Solidário, com 200 leitos está pronto, mas só começa a receber pacientes depois que unidades de saúde lotarem

A unidade é a primeira do Nordeste a ficar pronta, erguida do zero. O Hospital oferece 130 leitos, podendo chegar a 200, caso haja necessidade.

Hospital ficou pronto em 17 dias (Foto: Secom-PB)

Por

O Hospital Solidário, montado no estacionamento do Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, já está pronto e disponível para receber pacientes. A montagem do hospital foi iniciada no dia 1º de abril e concluída na última sexta-feira (17), sendo entregue nesta segunda (20) pelo governador da Paraíba, João Azevêdo.

A unidade é a primeira do Nordeste a ficar pronta, erguida do zero. O Hospital oferece 130 leitos, podendo chegar a 200, caso haja necessidade, e contará com 780 funcionários que passarão por treinamentos e simulações.

De acordo com a Secretaria de Saúde da Paraíba, o hospital de campanha só começará a ser usado, quando se esgotarem os leitos das outras unidades de saúde no atendimento a pacientes de covid-19.

“No momento, não estamos precisando usar ainda, pois temos leitos suficientes em todos os centros de referências do estado, com 20% de ocupação de nossos 125 leitos de UTI e 317 leitos de enfermaria. Vamos ter muita tranquilidade para deixar as equipes confortáveis para serem treinadas e começarem a trabalhar no Solidário”, disse o secretário executivo de Gestão de Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi.

Numa área de 2.490 m² e estrutura metálica, com cobertura lonada, a unidade atenderá pacientes diagnosticados com covid-19, moderados e graves, em dois eixos: vermelho e amarelo. “No vermelho, serão atendidos casos confirmados e mais graves e, no amarelo, pacientes ainda suspeitos e mais estáveis. Além disso, temos uma UTI com 53 leitos disponíveis, a uma distância de 50m e toda a estrutura do Centro de Imagens, do Hospital Metropolitano”, afirmou o secretário.

O novo hospital atenderá os casos diagnosticados para o coronavírus, moderados e graves, vindos de todos os 223 municípios paraibanos, por meio de regulação, ou seja, a comunicação entre hospitais para informar onde há leitos disponíveis, facilitando e agilizando o atendimento. Se o caso for grave ou moderado, fica no próprio Hospital Solidário. Se for gravíssimo, deverá ser encaminhado para as 53 UTI´s do Metropolitano.

Os 780 profissionais de saúde que trabalharão no Hospital Solidário serão os aprovados, recentemente, em processo seletivo, de forma emergencial, devido à pandemia.

Mais leitos - Além do Hospital Solidário, o Governo da Paraíba está preparando 150 leitos no antigo Hospital Santa Paula, na capital; 130 leitos na antiga Casa de Saúde Francisco Brasileiro, em Campina Grande e 40 leitos no Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro, em Patos.

Compartilhe:

Comentários (0)

Comentar

Destaque

ir para editoria →

Paraíba registra uma morte, 50 novos casos e 21% de ocupação de leitos Covid-19

Governo da Paraíba formaliza contrato de 4,3 mil servidores 'codificados' da Saúde; confira lista

João Pessoa aplica 1ª dose para adolescentes 12+, 3ª dose para idosos 60+ e segunda dose nesta terça-feira

Paraíba registra 3 mortes e 33 novos casos leves de Covid-19; Estado já aplicou mais de 4,7 milhões de doses de vacina