Por telefone

HU de João Pessoa cria Central de Teleatendimento para oferecer assistência remota a pacientes

Conforme o planejamento, pelo menos 40 profissionais irão realizar assistência remota aos usuários do HULW.

HU de João Pessoa terá teleatendimento para pacientes — Foto:Reprodução

O Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), em João Pessoa, criou uma Central de Teleatendimento para oferecer orientação remota aos pacientes assistidos pela instituição. Desde março, exames e consultas ambulatoriais estão suspensos na unidade de saúde, devido à pandemia de covid-19. A Central de Teleatendimento começa a funcionar na próxima segunda-feira (18).

O serviço é exclusivo para quem é acompanhado por profissionais do Hospital Universitário, ou seja, não serão aceitos pacientes novos. Conforme o planejamento, pelo menos 40 profissionais irão realizar assistência remota aos usuários do HULW. Os atendimentos ocorrerão por meio de ligação do aplicativo de mensagens WhatsApp ou da plataforma Teams, da Microsoft. Será ofertado teleatendimento nas seguintes especialidades: Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia, Geriatria, Hematologia, Nefrologia, Neurologia, Oncologia, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria e Reumatologia.

“Como ocorreu o fechamento do ambulatório, para evitar grande aglomeração de pessoas no local bem como para que o hospital pudesse oferecer um maior apoio ao enfrentamento do coronavírus, houve a necessidade de, por meio do teleatendimento, nós continuarmos dando assistência a esses pacientes mesmo que a distância”, explica o gerente de Ensino e Pesquisa e superintendente em exercício do HULW, Ângelo Melo.

Ele também destacou a importância da iniciativa para a assistência à população. “Nós estamos com um ambulatório fechado há praticamente dois meses, e os pacientes precisam ter um monitoramento, uma orientação, um apoio assistencial nesse momento. Não é possível realizar uma teleconsulta porque seria necessário termos plataformas muito mais complexas, e sabemos da dificuldade de acesso dos pacientes a essas ferramentas. Mas a teleorientação e o telemonitoramento vão ajudar bastante agora, principalmente aos pacientes com enfermidades crônicas”, afirma Ângelo Melo.

QUATRO LINHAS TELEFÔNICAS

Para a execução do projeto de telemedicina do Lauro Wanderley, foram definidos dois tipos de teleatendimento: a teleorientação e o telemonitoramento. O acesso dos pacientes ao serviço será por meio de uma central telefônica com quatro linhas, que vão contemplar 12 especialidades: Grupo 1 – Reumatologia, Dermatologia, Nefrologia; Grupo 2 – Hematologia, Oncologia, Endocrinologia; Grupo 3 – Cardiologia, Pneumologia, Pediatria; Grupo 4 – Neurologia, Geriatria, Psiquiatria. Antes do teleatendimento, ocorrerá uma triagem, para verificar se o paciente tem perfil para receber assistência a distância.

Quando o usuário ligar para um dos números fornecidos pelo HULW, será aplicado um questionário e definido se o paciente está apto para o atendimento. Em seguida, haverá a coleta de dados para agendamento. Depois, é indagado se ele tem acesso à internet e a e-mail. Caso contrário, o atendimento ocorrerá por meio de ligação de um aplicativo de conversa. Depois do paciente passar por triagem, será agendada uma data, na grade de cada profissional que está fazendo o telatendimento, conforme o dia que ele costuma atender no ambulatório do HULW. Previamente, os usuários serão comunicados sobre data e horário do atendimento.

LINHAS DA CENTRAL DE TELEATENDIMENTO

3206-0691 – Reumatologia/Dermatologia/Nefrologia

3206-0692 – Hematologia/Oncologia/Endocrinologia

3206-0693 – Cardiologia/Pneumologia/Pediatria

3206-0694 – Neurologia/Geriatria/Psiquiatria

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