Atendimento

HU de João Pessoa retoma parte das atividades ambulatoriais e remarca cirurgias e consultas afetadas pela suspensão temporária

Pacientes que tiveram consultas ambulatoriais interrompidas podem fazer o reagendamento pelo Serviço de Regulação do HU de João Pessoa.

HU de João Pessoa retoma parte das atividades ambulatoriais e remarca cirurgias e consultas afetadas pela suspensão temporária

A retomada ocorrerá na segunda-feira (8), nos setores que tinham sido paralisados por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus. — Foto:Divulgação/Ebserh

Após uma semana da decisão que suspendeu, na terça-feira (2), algumas atividades do Hospital Universitário Lauro Wanderley, o HU de João Pessoa vai retomar o atendimento de algumas especialidades no ambulatório Professor Antônio Dias dos Santos. A retomada ocorrerá na segunda-feira (8), nos setores que tinham sido paralisados por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus, conforme noticiou o ClickPB, na último sábado (27).

O retorno da assistência foi definido na manhã desta sexta-feira (5), durante reunião realizada com a Gerência de Atenção à Saúde e as divisões a ela relacionadas, além de demais setores da instituição envolvidos no acolhimento, segurança e atendimento aos pacientes.

“A medida de interrupção dos serviços do ambulatório e das cirurgias eletivas foi tomada em virtude do grande aumento do índice da covid-19 em nosso Estado. Considerando nossa última avaliação da situação e o retorno, em 8 de março, dos colaboradores que ainda estavam em trabalho remoto, identificamos a possibilidade de reabertura já a partir da próxima semana. Agradecemos pela compreensão de toda a população”, esclareceu o superintendente do HULW, Marcelo Tissiani.

Retomada de serviços

Serão retomados os atendimentos ambulatoriais com atendimento presencial nas especialidades de Reumatologia, Pneumologia, Endocrinologia, Gastroenterologia – Hepatologia e Neonatologia (Follow-Up), conforme agenda previamente marcada.

Também serão mantidos em funcionamento os ambulatórios de retorno de cirurgias (pós-operatórios); ambulatório de pré-natal; ambulatórios oftalmológicos de laser, Injeção Intravítrea e ambulatório de mácula; Serviço de infusão de imunobiológicos e Sala Vermelha de atendimento.

Serão atendidos no quarto andar do hospital os usuários com esporotricose e aqueles com hepatite e tuberculose já acompanhados pela Unidade de Doenças Infecciosas e Parasitárias.

Mantêm-se abertos os atendimentos de urgências já previstas na instituição: Oftalmologia, Doenças Infecciosas e Parasitárias e Obstetrícia, além da urgência ortodôntica dos pacientes fissurados. Também estão mantidos a realização de exames e os procedimentos dos pacientes já internos, tanto os já agendados quanto os que se fizerem necessários em decorrência da evolução clínica.

Serão mantidos os atendimentos/consultas/procedimentos agendados nas seguintes situações: Atendimento no SAE (Serviço de Atendimento Especializado Materno Infantil) com ou sem cartão de identificação; retornos cirúrgicos com resumo de alta; Teste do Pezinho, PPD (teste cutâneo para tuberculose) e vacinação de BCG/Hepatite; e Pulsoterapia, bem como a usuárias do Pré-Natal de Alto Risco.

Suspensão

Ainda permanecem suspensas as cirurgias não-essenciais, sendo mantidas cirurgias oncológicas e bariátricas, além das oftalmológicas. Mantêm-se suspensos os exames eletivos de imagem, endoscópicos e laboratoriais e procedimentos ambulatoriais não contemplados nos casos acima.

Continuam suspensas as visitas de familiares às Unidades de Enfermaria, Terapia Intensiva e demais setores do Lauro Wanderley. Está assegurada a presença dos acompanhantes nos termos previstos em lei.

Reagendamento por telefone

Mais de 2 mil pacientes estavam com consultas e procedimentos marcados para o período de 2 a 5 de março. Para evitar possíveis instabilidades no sistema de marcação, foi elaborada uma agenda a fim de que os usuários possam ter o atendimento marcado para uma nova data.

O reagendamento das consultas e cirurgias eletivas que foram afetadas pela suspensão dos serviços deve ser feito exclusivamente por telefone, através dos contatos disponibilizados pelo Setor de Regulação e Avaliação em Saúde do HULW. Os telefones são 3206-0606, 3206-0652, 3206-0656, e 3206-0689.

Os usuários precisam atentar para o cronograma de marcação: os pacientes que tinham atendimento no último dia 2 devem ligar apenas no dia 16 de março; os usuários com agendamento para 3 de março devem telefonar somente em 17 de março; aqueles que tinham consultas no dia 4 precisam ligar no dia 18 e, finalmente, quem estava marcado para o dia 5 deve entrar em contato apenas no dia 19 de março.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Ministério Público Federal arquiva processo sobre recursos para o Hospital Padre Zé na pandemia

2

Saúde

João Pessoa vai aplicar vacina contra dengue em pessoas dos seis aos 16 anos; veja locais

3

Saúde

Novas vacinas contra covid-19 chegam no Brasil na próxima semana

4

Saúde

Com doses próximas do vencimento, Governo amplia vacinação contra dengue

5

Saúde

Anvisa adia para amanhã debate sobre proibição do cigarro eletrônico