Nesta terça

HUAC inicia marcação para mutirão do Outubro Rosa

Para se inscrever, as mulheres devem se dirigir ao Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese) do Hospital Universitário.

HUAC inicia marcação para mutirão do Outubro Rosa

Na terça-feira (8), o agendamento será direcionado para mulheres acima dos 50 anos — Foto:Reprodução

O Hospital Universitário Alcides Carneiro (HUAC-UFCG), da Universidade Federal de Campina Grande e vinculado à Rede Ebserh, vai realizar um mutirão de consultas e agendamentos de mamografias. Vão ser ofertadas 400 vagas. As marcações acontecem nesta terça-feira (8) e quarta-feira (9).

Para se inscrever, as mulheres devem se dirigir ao Centro de Assistência Especializada de Saúde e Ensino (Caese) do Hospital Universitário. O cadastramento será feito nos guichês 1, 2 e 3, das 8h às 11h e das 14h às 17h. É necessário apresentar o cartão do SUS no ato da marcação.

Na terça-feira (8), o agendamento será direcionado para mulheres acima dos 50 anos; já na quarta-feira (9), será para as que possuem menos de 50 anos.

O mutirão de consultas acontecerá em 18 de outubro. Nesta data, as mulheres que já realizaram mamografias ou ultrassonografias de mama precisam levar seus exames para apresentar aos médicos. Todas as mulheres que forem consultadas no mutirão já sairão com suas novas mamografias asseguradas e agendadas.

“Nós conseguimos facilitar o acesso das mulheres a essas consultas diretamente com mastologistas e, em seguida, já programar a realização das mamografias e das ultrassonografias”, explicou a chefe da Divisão de Cuidados, Cândida Diniz.

Ela também destacou a importância do mutirão para a prevenção do câncer de mama, já que, caso seja identificada alguma lesão de mama, a paciente será assistida desde o início da doença.

Sobre a ebserh – Desde dezembro de 2015, o HUAC-UFCG é filiado à Rede Hospitalar Ebserh. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), foi criada em 2011 e, atualmente, administra 40 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência.

Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), e, principalmente, contribuem para a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. 

Devido a essa natureza educacional, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Hospitalar Ebserh atua de forma complementar ao SUS, não sendo responsável pela totalidade dos atendimentos de saúde do país.

COMPARTILHE

Bombando em Saúde

1

Saúde

Preços dos remédios vão subir até 4,5% a partir do próximo domingo

2

Saúde

Casos de síndrome respiratória aguda grave sobem no país, diz Fiocruz

3

Saúde

Semana Santa: confira cinco receitas fáceis e rápidas para incrementar o almoço da Páscoa

4

Saúde

Ministério da Saúde divulga lista com 13 cidades paraibanas que devem receber vacina da dengue; veja municípios

5

Saúde

Saúde e Forças de Segurança da Paraíba usam drones para monitorar e identificar focos de dengue